Letícia Matos
Jaguaruna
Acabou a temporada de Verão e voltou a aumentar o número de roubos e furtos nos Balneários Camacho e Garopaba do Sul, em Jaguaruna. Preocupados, os comerciantes e moradores promoverão um protesto nesta quinta-feira, feriado de Tiradentes, às 11 horas. De forma pacífica, eles vão interditar a ponte da Barra do Camacho para chamar a atenção das autoridades.
Conforme o presidente da Associação Costa Azul de Veranistas (Acav), Dilnei Antunes, nos últimos meses diversos assaltos à mão armada foram praticados no balneário contra moradores e comerciantes. “Formamos uma comissão a qual irá tomar providências para reivindicar o retorno da segurança. A primeira ação será este protesto”, afirma.
Nesta sexta-feira, uma reunião foi feita entre a comunidade, a associação e alguns policiais militares. “Eles alegam sempre a mesma coisa: falta de efetivo. Nosso posto policial foi construído com recursos dos moradores e há seis anos está fechado. No Verão, são muitos policiais. Quando passa o Carnaval, não tem mais nenhum”, reclama Dilnei.
A corporação da Cidade das Praias conta com somente uma viatura e quatro policiais para atuarem em uma área de 329 quilômetros quadrados, que abrange a cidade e os balneários Esplanada, Campo Bom, Arroio Corrente, Cascata Vermelha, Figueirinha, Garopaba do Sul e Camacho.
A previsão é que o protesto tenha duração de uma hora, com o trânsito interrompido nos dois sentidos. “Não importa o que será feito. Se vão fazer rondas ou ativar o posto. O importante é que providenciem algo que garanta a segurança”, ressalta Dilnei.