Início Variedades Quais efeitos os aplicativos de apostas esportivas têm na indústria esportiva?

    Quais efeitos os aplicativos de apostas esportivas têm na indústria esportiva?

    Foto: Divulgação/Internet

    Muitas mudanças surgiram em diversos mercados ao longo dos últimos anos, e um dos setores que mais mudou foi o de apostas esportivas. De uma indústria desregulamentada, o segmento passou por uma regulamentação exigindo que as operadoras sigam regras especificadas pela Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda para operar.

     

    Outro setor que passou por mudança significativa durante os últimos anos foi o de aplicativos. O surgimento dos smartphones fez com que o celular deixasse de ser apenas um dispositivo para ligações e envio de mensagens SMS para se transformar em algo essencial no dia a dia de muitos brasileiros.

     

    A combinação do crescimento vertiginoso do mercado de apostas no Brasil e o estabelecimento de aplicativos fez com que uma combinação entre esses dois segmentos fosse esperada, unindo os aplicativos com soluções de apostas esportivas nesse novo setor.

    Segmento esportivo fortalecido pelos patrocínios

    Inicialmente, pode ser difícil perceber como um aplicativo de apostas impacta o segmento de esportes. No entanto, basta uma rápida análise dos acordos de patrocínios dos clubes do futebol brasileiro para entender os impactos de ter um app instalado no celular.

     

    As evidências do impacto da participação dos brasileiros na indústria de apostas fica ainda mais clara quando se percebe que todos os clubes do Brasileirão 2025 são patrocinados por bets. Resumidamente, as casas de apostas patrocinam as equipes do futebol brasileiro em busca de exposição da marca em um segmento altamente engajado.

     

    Em um estudo publicado por Richard Giulianotti, ficou claro que o futebol é o esporte mais popular no mundo. No Brasil, não é diferente, com essa modalidade esportiva sendo amplamente praticada e acompanhada pelos brasileiros.

     

    Essa relação do brasileiro com o futebol tem sido acompanhada de perto pelas bets e, para se fortalecerem, adotaram o patrocínio ativo das equipes em suas competições. Em alguns casos, os valores do acordo entre os times e as bets chegam à casa dos milhões de reais.

     

    Além dos times, as bets também foram além e patrocinaram até mesmo competições. Isso evidencia que as empresas estão dispostas a investir no setor e a presença dos aplicativos tem papel fundamental para manter os apostadores engajados a todo momento.

     

    Vale destacar que é necessário que os apostadores façam apostas e se mantenham engajados para que a indústria esportiva sinta os impactos positivos dos investimentos realizados no desenvolvimento e promoção dos apps para apostar.

    Maior engajamento dos usuários

    Um dos impactos evidentes dos aplicativos de apostas esportivas na indústria de esportes é o maior engajamento dos usuários. O que se observava no passado era a presença dos celulares apenas para tirar fotos e fazer gravações dos jogos que o torcedor participa. O cenário atual, no entanto, é um pouco diferente.

     

    O fato de os aplicativos de apostas esportivas estarem presentes e o celular acompanhar o torcedor nos jogos em que participa faz com que exista uma grande tendência ao aumento do engajamento de quem tem um aplicativo desse tipo.

     

    Basta o torcedor pegar o celular e abrir o aplicativo para fazer a sua aposta ou acompanhar estatísticas dos jogos em tempo real. Isso sem contar que alguns apps ainda oferecem promoções para jogos específicos.

     

    O grande engajamento nesse setor faz com que especialistas foquem na criação de guias visando esclarecer todas as dúvidas de quem quer baixar um bom aplicativo para apostar. Ler guias sobre as melhores casas de apostas do Brasil é sempre uma boa alternativa para encontrar o app ideal e fazer o download em seu celular.

     

    É interessante destacar que nem todos os sites de apostas oferecem aplicativos para apostas. Em alguns casos, o enfoque é na otimização do site via navegador. Essa é uma alternativa para quem quer apostar pelo celular. Porém, não oferece acesso aos mesmos recursos que os apps.

     

    Enquanto o site via navegador permite acesso ao site de apostas sem necessariamente precisar fazer downloads, o app envia notificações, algo que a versão otimizada para navegadores não tem. O envio de notificação aumenta ainda mais o engajamento de quem aposta pelos dispositivos móveis, sendo um dos efeitos evidentes dos apps para apostar no segmento esportivo.

    Necessidade de modernização e competitividade

    Outro impacto dos apps de apostas no segmento esportivo como um todo é a exigência de campanhas promocionais que visam vencer a competição e a busca pela modernização constante entre os sites. Exemplo disso são as ofertas que as bets costumam disponibilizar para quem baixa um aplicativo.

     

    Competições como o Mundial de Clubes atraem os apostadores e são o tipo de torneio que as plataformas usam para estimular novas promoções e atrair novos apostadores. Sites que não adotam essa estratégia podem perder espaço e, consequentemente, arrecadar menos recursos.

     

    As campanhas promocionais pelos apps de apostas são apenas uma peça do quebra-cabeça. Além das ofertas, os sites também apostam em recursos adicionais para deixar a experiência do apostador ainda mais interessante.

     

    Um bom exemplo de recurso que é muito procurado pelos apostadores é a transmissão ao vivo. Enquanto alguns apps oferecem a possibilidade de acompanhar partidas em tempo real e com vídeo, outras operadoras foram no campo virtual.

     

    A transmissão ao vivo com imagens é muito mais convidativa aos apostadores. Com isso, é normal que um app moderno e com streaming de vídeo seja mais procurado por quem quer apostar em torneios como o Brasileirão ou outras competições.

     

    A necessidade de modernização constante em um mercado altamente engajado faz com que a competição entre os apps crie uma necessidade de que as operadoras ofereçam sempre algo novo. Caso contrário, o site que não conta com aplicativo ou recursos únicos pode ficar para trás.

     

    As vantagens para a indústria esportiva são evidentes, com as bets engajadas no patrocínio de competições e equipes do futebol mundial. Com isso, mais recursos são disponibilizados para os clubes que podem investir na contratação de atletas, assim como na própria estrutura, criando um espaço moderno e com mais dinamismo.

    ×

    Olá!

    Clique no contato abaixo para conversar conosco.

    × Converse no Whatsapp
    Sair da versão mobile