Letícia Matos
Jaguaruna
No décimo primeiro relatório de balneabilidade realizado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) na temporada deste verão, quatro pontos na região aparecem impróprios para banho. Em Laguna, continuam negativos pela terceira vez consecutiva a Lagoa de Cabeçuda, a praia do Gi e a Prainha do Farol. A novidade é o Canal do Camacho, em Jaguaruna, no ponto próximo à ponte, que desde 2009 era considerado positivo.
Garopaba, praia da Ferrugem e do Siriú, que estavam impróprias na semana passada, voltaram a estar positivas para os banhistas.
Um total de 76 praias estão impróprias para o banho no litoral de Santa Catarina, uma a menos que no relatório anterior. Das 27 cidades que tiveram amostras coletadas, em 199 praias, apenas duas da região apresentaram todos os pontos aprovados, Imbituba e Garopaba, com 100% dos locais considerados próprios.
A pesquisa de balneabilidade é um trabalho realizado sistematicamente pela Fatma desde 1976, e segue as normas da Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Ele começa com a coleta de amostras da água do mar em 199 pontos dos 500 quilômetros da costa catarinense. A Fatma seleciona esses pontos de tal forma que todo o litoral seja avaliado, e concentra as coletas justamente nos locais mais suscetíveis de poluição – os de maior fluxo de banhistas. As coletas são feitas mensalmente de abril a outubro e semanalmente de novembro a março – o pico da temporada de verão.
