Início Geral Reabertura de agência do INSS de Capivari de Baixo deve ocorrer até...

Reabertura de agência do INSS de Capivari de Baixo deve ocorrer até julho

Após dois anos fechada, a agência da Previdência Social em Capivari de Baixo deverá ser reaberta até julho deste ano.  A afirmação é do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), José Carlos Oliveira. Nesta terça-feira (5) à tarde, o presidente da Câmara de Capivari de Baixo, Pedro Medeiros Camilo, e os vereadores Bia Alves e Fernando de Oliveira Júnior estiveram reunidos com o presidente do INSS em Brasília, no Distrito Federal.

Os três legisladores da cidade termelétrica chegaram à capital do Brasil nesta terça-feira pela manhã. Eles foram em busca de recursos e projetos para o município. Na audiência com o presidente do órgão nacional, os parlamentares solicitaram mais efetivo para a agência. Um dos motivos para o fechamento da agência era a falta de servidores. Camilo, Bia e Juninho participaram de reuniões nos Ministérios da Saúde; da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e; da Ciência, tecnologia e Inovações.

Com a reabertura da agência do INSS de Capivari de Baixo, além dos moradores da cidade termelétrica, a população da  Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) também será beneficiada. A reabertura era um pedido constante dos munícipes e daqueles que utilizavam a agência localizada no centro de Capivari de Baixo.

O INSS suspendeu o atendimento presencial na cidade como medida de enfrentamento da epidemia do coronavírus. O objetivo era evitar aglomeração de pessoas. A função do INSS é de executar os benefícios previdenciários previstos no Regime Geral da Previdência Social como: aposentadoria por idade; aposentadoria por invalidez; aposentadoria por tempo de contribuição; aposentadoria especial; auxílio-doença; auxílio-acidente; auxílio-reclusão; pensão por morte, pensão especial (Síndrome da Talidomida); salário maternidade e salário família. No país, existem mais de 1.5 mil agências da Previdência Social.

O Instituto Nacional do Seguro Social foi criado em 1990 a partir da junção de outros dois órgãos: o Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS) e o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). Em 2017, por exemplo, o RGPS abrangia mais de 50 milhões de pessoas, entre empregadores, empregados assalariados, domésticos, autônomos, contribuintes individuais e trabalhadores rurais. Aproximadamente 33 milhões de beneficiários segundo o INSS.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Câmara de Vereadores de Capivari de Baixo
Sair da versão mobile