Início Geral Receita libera consulta ao maior lote do IR da história

Receita libera consulta ao maior lote do IR da história

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul

A Receita Federal libera, a partir das 10h desta sexta-feira (23), a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2025. O lote é o maior da história em valor e número de beneficiados, com R$ 11 bilhões pagos a 6.257.108 contribuintes. A consulta pode ser feita pela internet ou pelo aplicativo da Receita. O pagamento será realizado no dia 30 de maio, diretamente na conta bancária ou na chave Pix informada na declaração.

Mais de R$ 11 bilhões em restituições priorizadas

O montante será destinado integralmente a contribuintes com prioridade legal ou novos critérios definidos pela Receita. A divisão contempla:

  • 2.375.076 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e Pix;

  • 2.346.445 pessoas com idade entre 60 e 79 anos;

  • 1.096.168 cuja principal fonte de renda é o magistério;

  • 240.081 contribuintes com 80 anos ou mais;

  • 199.338 pessoas com deficiência física, mental ou doença grave.

Consulta online é simples e rápida

Para saber se está no lote, basta acessar o site da Receita Federal, clicar em Meu Imposto de Renda e depois em Consultar a Restituição. Também é possível fazer a verificação pelo aplicativo da Receita para smartphones e tablets. Quem não estiver na lista pode verificar pendências no Portal e-CAC e, se necessário, enviar uma declaração retificadora.

Pagamento será feito em 30 de maio

A restituição será paga diretamente na conta bancária ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Caso o valor não seja creditado — por exemplo, se a conta tiver sido encerrada —, o contribuinte poderá resgatá-lo por até um ano no Banco do Brasil. O agendamento pode ser feito:

  • pelo Portal BB;

  • pelos telefones 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (outras localidades);

  • pelo número 0800-729-0088 para deficientes auditivos.

Como resgatar valores não pagos após um ano

Se o contribuinte não resgatar a restituição no prazo de um ano, deverá fazer o pedido no Portal e-CAC. Para isso, deve acessar Meu Imposto de Renda e, em seguida, o campo Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile