FOTO Arquivo Notisul
Uma importante vitória para a prevenção de enchentes no Sul catarinense foi confirmada: a redragagem do Rio Tubarão foi incluída como prioridade na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026 do Estado. A medida, articulada pelo deputado estadual Pepê Collaço com apoio da Bancada do Sul, garante que a obra seja tratada como estratégica no orçamento do próximo ano.
Passo decisivo para viabilizar a obra
Segundo o deputado Pepê Collaço (Progressistas), o valor necessário é elevado, o que exigirá execução por etapas:
“Ainda temos outros estágios até a obra, mas a garantia desse recurso é um grande passo. Sabemos que não vamos conseguir todos os recursos de uma hora para outra, por isso vamos dividir em fases.”
Projeto técnico em andamento
A Defesa Civil de Santa Catarina já conduz a atualização do projeto da redragagem, com licitações em andamento e previsão de conclusão até o fim deste ano. O Estudo Hidrodinâmico da bacia do Rio Tubarão vai apresentar mapas de inundação, avaliar alternativas de intervenção e propor medidas estruturantes para reduzir riscos. O material incluirá ainda um Estudo Técnico Preliminar e o orçamento para o Projeto Executivo.
Outras ações na região
Paralelamente, está em elaboração um projeto de redragagem da área no entorno do Porto de Laguna, custeado com R$ 5 milhões de emenda da Bancada do Sul ao orçamento estadual.