A região dos Vales da Uva Goethe esteve representada no 6º Simpósio Catarinense de Vinhos de Altitude, realizado na última sexta-feira (25) em São Joaquim. Organizado pelo Sebrae/SC em parceria com a Vinhos de Altitude Produtores e Associados e a Associação dos Engenheiros Agrônomos da Serra Catarinense (ASSEA), o evento reuniu profissionais do setor para discutir o futuro da vitivinicultura de altitude. Andrea dos Santos Vargas, secretária executiva da Progoethe, e a jornalista Janine Limas participaram do painel sobre Indicações Geográficas, destacando a importância da recente criação do Fórum Catarinense de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas.
Debates sobre avanços e certificações
O simpósio abordou o uso de novas tecnologias e a importância das certificações para elevar o reconhecimento dos vinhos catarinenses. “Participar do painel e apresentar os objetivos do Fórum Catarinense de Indicações Geográficas foi uma oportunidade incrível para promover as IGs de nosso estado”, afirmou Andrea, vice-secretária do fórum.
Participação de profissionais e entusiastas
Mais de 170 participantes, entre produtores rurais, vinicultores, empresários e estudantes, marcaram presença. Antônio Marcos Pagani de Souza, vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, destacou o valor do evento para o networking e o fortalecimento da vitivinicultura e do enoturismo na região.
Programação técnica impulsiona conhecimento
A programação incluiu palestras sobre inovação, certificações e integração entre vitivinicultura e enoturismo. “Pretendemos retomar o simpósio anualmente para valorizar ainda mais o setor e nossos produtores locais”, enfatizou a consultora Leonice Santos, uma das organizadoras.
