A baixa umidade do ar em todas as regiões de Santa Catarina acende o alerta para a possibilidade de queimadas em vegetação e florestas. Segundo Marcelo Martins, meteorologista da Epagri Ciram, órgão estadual de monitoramento do clima, o risco ou possibilidade de incêndio é de médio a alto em praticamente todas as regiões.
Isso porque a umidade relativa do ar em todo o Estado é baixíssima e as temperaturas têm subido entre o final da manhã e à tarde, combinação ideal para propiciar o alastramento de focos de incêndio.
Oeste, Meio-Oeste, Serra, Planalto Norte, Litoral Norte e o Sul do Estado são as regiões mais propensas, conforme medições das estações meteorológicas da Epagri Ciram.
Regiões mais críticas são destacadas em vermelho no levantamento da Epagri Ciram sobre risco de incêndio
Em julho, choveu, na maior parte do Estado, até 20 milímetros, explica o meteorologista Leandro Puchalski. Ele destaca que normalmente os volumes em julho ficam entre 90mm e 150mm em Santa Catarina. E não há previsão de volume relevante de chuva para os próximos dias em Santa Catarina.
Situação segue preocupante pelos próximos 15 dias
O tempo seco tem provocado estiagem em pelo menos nove cidades com estações hidrológicas da Epagri Ciram, como Forquilhinha, Chapadão do Lageado, Orleans, São Martinho, Passos Maia, Concórdia, Canoinhas, Meleiro e Rio Negrinho, onde a situação dos rios é de alerta ou emergência.
Também tem causado queimadas em vegetação, como no Parque Estadual do Rio Vermelho e na Praia do Moçambique, em Florianópolis, na manhã desta quarta-feira.
Cuidados para evitar queimadas
A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda atenção para o tempo muito seco que favorece o risco de focos de incêndio em áreas propícias. Segundo o órgão, não é recomendável jogar bituca de cigarros nas margens de rodovias, não queimar lixo doméstico e não fazer fogueiras nesse período.
Para os agricultores, recomenda-se não colocar fogo nas pastagens e lavouras. Ao avistar um foco de incêndio, deve-se avisar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Fonte: Diário Catarinense