FOTOS Dales Hoeckesfeld Univali Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 5 minutos
A posse do reitor da Univali marcou a noite desta terça-feira (24), com a oficialização do professor Rogério Corrêa à frente da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para o período 2026-2030. O mandato tem início oficial no dia 2 de março.
A cerimônia foi realizada no Teatro Adelaide Konder, no campus professor Edison Villela, em Itajaí, e reuniu autoridades estaduais e municipais, dirigentes do sistema universitário catarinense, representantes da comunidade acadêmica, parceiros institucionais e familiares.
Presença de autoridades e transição de gestão
Entre as autoridades presentes estavam a secretária adjunta da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, Kênia Andresa Scarduelli, representando o governador Jorginho Mello; o prefeito de Itajaí, Robison Coelho; o presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Fernando Pegorini; e a presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), professora Márcia Cristina Sardá Espíndola.
Rogério Corrêa sucede o professor Valdir Cechinel Filho, que passa a ocupar o cargo de vice-reitor na nova gestão.
Em seu discurso, Corrêa destacou que a administração será orientada pela inovação, pela ampliação da integração com a ciência e o território e pelas transformações da educação superior.
“A gestão que se inicia será guiada por um programa construído com a comunidade universitária, sustentado por transformação, inovação e integração”, afirmou.
As aulas do ano letivo começam nesta quinta-feira (26).
Homenagem póstuma a Fábio Zabot

A posse do reitor da Univali também foi marcada por homenagem póstuma ao professor Fábio Zabot Holthausen, falecido no dia 9 de fevereiro, vítima de acidente vascular cerebral (AVC). Fabio também presidiu a Fapesc, foi professor da Unisul e apresentador do programa O Direito na TV, levado ao ar pela UNITVSC, de Tubarão. O advogado foi referência nos votos do Supremo Tribunal Federal ao definir que o sistema bancário deve ser submetido ao Código do Consumidor no livro Inversão do Ônus da Prova.
Durante a solenidade, o novo reitor anunciou que a unidade da Univali no Sapiens Parque, em Florianópolis, passa a se chamar Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Fábio Zabot Holthausen. O prêmio de inovação da instituição também recebeu o nome do professor.
A homenagem contou com a presença da esposa, dos três filhos e do pai de Zabot, Lúcio Holthausen (Na foto, de cadeira de rodas).
“Muito de tudo o que sonhamos para a Univali nos próximos anos nasceu do incentivo, da coragem e da ousadia deste homem de coração gigante”, declarou Corrêa.
Continuidade e maturidade institucional
O professor Valdir Cechinel Filho, que encerra a gestão como reitor, destacou a consolidação institucional da universidade.
“Chegamos a este momento com projetos consolidados, governança fortalecida e uma universidade que retomou crescimento e confiança”, afirmou.
A transição simboliza a continuidade do projeto acadêmico da Univali, reforçando seu caráter comunitário e o compromisso com a inovação, a qualidade do ensino e o desenvolvimento regional.