FOTOS Divulgação Notisul
⏱️ Tempo de leitura: 5 minutos
A grande surpresa do último Catarinense Fort Atacadista, o Santa Catarina inicia a temporada 2026 com o objetivo claro de manter o alto nível apresentado no ano passado. Em sua segunda participação na elite do futebol catarinense, a Águia do Vale aposta na continuidade do trabalho, no elenco experiente e no estádio Alfredo João Krieck, em Rio do Sul, como trunfos para mais um campeonato competitivo.
Fundado em 1997, o clube do Alto Vale já tem em sua galeria o título do Catarinense Série C, mas vive atualmente o momento mais marcante de sua história recente.

Campanha histórica em 2025 garantiu calendário nacional
O ano de 2025 entrou definitivamente para a história do Santa Catarina. Em sua estreia na Série A do Estadual, o clube terminou a primeira fase com campanha consistente, avançou ao mata-mata e eliminou o Marcílio Dias nas quartas de final, confirmando o status de surpresa da competição.
A trajetória só foi interrompida na semifinal, quando a equipe acabou superada pelo Avaí nos pênaltis, após confronto equilibrado. O terceiro lugar geral garantiu ao clube um feito inédito: calendário nacional em 2026, com vagas no Brasileirão Série D e na Copa do Brasil.
Além do Estadual, o Santa Catarina também teve bom desempenho na Copa SC Galerabet, chegando às quartas de final e sendo eliminado novamente pelo Marcílio Dias.
Betinho assume o comando técnico em 2026
Para dar sequência ao projeto, o Santa Catarina será comandado pelo técnico Betinho no Catarinense Fort Atacadista 2026. Experiente, o treinador acumula passagens por clubes de diferentes regiões do país, com maior rodagem no futebol paulista.
Betinho também tem histórico no futebol catarinense, tendo integrado a comissão técnica do Avaí como auxiliar em 2011. Em 2025, passou por clubes como Frei Paulistano-SE, Parnahyba-PI, Goianésia-GO, Lagarto-SE e Jequié-BA. No currículo, soma conquistas expressivas, como bicampeonato Sergipano e títulos das Séries A2 de Sergipe e Pernambuco.
Elenco mantém base e ganha reforços pontuais
A diretoria optou por manter boa parte do elenco que se destacou na última temporada, garantindo entrosamento e identidade de jogo. Seguem ou retornam a Rio do Sul o goleiro Marcos; os laterais Juninho e Coruja; os zagueiros Adriel, Beto, Zé Leandro e Kauê; os meias Cleberson, Renan, Brener, Negueba e Galdino; além dos atacantes Alex Gonçalves, Bruninho, Renan e Gui Nascimento.
Uma das principais novidades é o retorno do meia Gabriel Mendes, referência técnica em 2025, que volta ao clube após passagem pelo Avaí.
Até a data de publicação desta matéria (03/01), quatro reforços foram anunciados:
-
Henrique, volante com passagens por Flamengo, São Bernardo, Goiás e Santa Cruz
-
Iago Henrique, lateral-direito vindo do Prudentópolis-PR
-
Marquinho, atacante com passagens pelo Paraná e experiências recentes na República Tcheca e Eslováquia
-
Vinicius Machado, goleiro formado no Grêmio, com histórico em Ceará, Anápolis, Nacional (Portugal) e Portuguesa-RJ
Diretoria prega pés no chão e ambição equilibrada
O presidente do clube, Anilto Hegen, destaca que o bom momento não muda a filosofia de trabalho da equipe.
“Estamos muito motivados para a disputa do Campeonato Catarinense de 2026. Viemos de uma temporada muito positiva, que reforçou a confiança no trabalho que vem sendo realizado. Nosso objetivo é repetir o bom desempenho, mas sempre com planejamento, responsabilidade e os pés no chão”, afirmou.
Estreia e tabela do Santa Catarina no Catarinense 2026
Integrando o Grupo B, o Santa Catarina estreia no Catarinense Fort Atacadista 2026 no dia 6 de janeiro, diante do Camboriú, às 20h, no estádio Alfredo João Krieck.
Confira os jogos da primeira fase:
-
2ª rodada – 11/01, 15h
Concórdia x Santa Catarina -
3ª rodada – 14/01, 20h30
Marcílio Dias x Santa Catarina -
4ª rodada – 18/01, 15h
Santa Catarina x Joinville -
5ª rodada – 21/01, 20h30
Brusque x Santa Catarina -
6ª rodada – 25/01, 15h
Santa Catarina x Avaí
Com informações da Federação Catarinense de Futebol (FCF)