Tempo de leitura: 3 minutos
Santa Catarina ultrapassou a marca de 256 mil novas empresas abertas entre janeiro e outubro de 2025, alcançando um recorde histórico de empreendedorismo no estado. Os dados são da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) e representam o maior volume anual já registrado desde o início da série histórica.
Crescimento econômico acima da média nacional
O resultado reflete o bom desempenho da economia catarinense, que segue acima da média nacional e mantém o maior índice de formalidade do país. Segundo o Banco Central, o estado acumula uma alta de 4,9% na atividade econômica neste ano, impulsionada pelos setores da indústria, comércio e serviços.
Pequenos negócios são a base do empreendedorismo
As micro e pequenas empresas continuam sendo o pilar do empreendedorismo catarinense. MEIs, microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) representam 95% das novas aberturas de CNPJ no estado.
Entre os setores que mais cresceram em 2025, destaque para:
-
Comércio e reparação de veículos: 45 mil novas empresas
-
Transporte: 37,8 mil
-
Indústria de transformação: 25,5 mil
-
Atividades administrativas: 25,5 mil
-
Construção civil: 23,1 mil
-
Atividades profissionais, científicas e técnicas: 22,7 mil
Histórias que inspiram
Um exemplo desse movimento é o do empreendedor Martinus Freitas, que inaugurou uma cafeteria em Florianópolis há sete meses. O espaço oferece cafés, lanches e doces, além de servir como ambiente para eventos e trabalho remoto.
“Já tive outras experiências e nunca desisti de empreender. Trabalhar com pessoas e ver o negócio crescer é o que me motiva”, afirmou.
Estado se consolida entre os mais empreendedores do país
O bom momento econômico e o aquecimento do consumo interno fortalecem o ambiente de negócios, consolidando Santa Catarina como um dos estados mais empreendedores do Brasil — destaque pela diversificação produtiva, dinamismo e alto índice de formalização das pequenas empresas.
