Início Economia Santa Catarina registra 8,5 milhões de passageiros aéreos em 2025 e bate...

Santa Catarina registra 8,5 milhões de passageiros aéreos em 2025 e bate novo recorde

FOTOS SPAF Divulgação Notisul

Tempo de leitura: 3 minutos

Os aeroportos de Santa Catarina registraram um novo recorde de movimentação em 2025. Ao todo, passaram pelos terminais catarinenses 8,5 milhões de passageiros, somando voos domésticos e internacionais. O volume representa crescimento de 5,6% em relação a 2024 e consolida o melhor resultado da história do estado no setor aéreo.

O destaque ficou novamente para o movimento internacional, que superou pela primeira vez a marca de 1,2 milhão de passageiros, avanço de 36,7% na comparação anual. Os dados foram apurados pela Diretoria de Integração de Modais e Gerência de Aeroportos da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), junto aos operadores aeroportuários.Santa Catarina bate recorde de passageiros aéreos em 2025

Turismo, segurança e economia impulsionam crescimento

Para o governador Jorginho Mello, o resultado reflete uma combinação de fatores estruturais e atrativos do estado.

“Temos praia, serra, cultura e um povo acolhedor. Mas também somos o estado mais seguro do país e temos uma economia dinâmica. Investimos de forma constante em infraestrutura, e o resultado é mais um ano com recorde de passageiros”, afirmou.

Segundo o secretário da SPAF, Beto Martins, o desempenho catarinense se destaca até mesmo em comparações internacionais.

“Santa Catarina tem índice de 1,04 passageiro por habitante, enquanto o Brasil tem 0,6. É um patamar semelhante ao de mercados consolidados, como o Chile, e superior ao da América Latina”, destacou.

Florianópolis lidera no mercado doméstico e internacional

O Aeroporto de Florianópolis segue como o mais movimentado do estado, tanto em voos nacionais quanto internacionais. No segmento externo, o terminal ocupa a terceira posição no Brasil em volume de passageiros.

Em 2025, o aeroporto da capital catarinense registrou mais de 5 milhões de passageiros domésticos, sendo 3,7 milhões apenas neste ano, além dos 1,2 milhão de viajantes internacionais.

Desempenho dos demais aeroportos catarinenses

Além de Florianópolis, outros terminais tiveram papel importante no resultado estadual, que registrou alta de 1,7% no mercado doméstico. Confira os números de 2025:

  • Aeroporto de Navegantes: 2,2 milhões de passageiros

  • Aeroporto de Chapecó: 647,9 mil passageiros

  • Aeroporto de Joinville: 528,2 mil passageiros

  • Aeroporto de Jaguaruna: 108,9 mil passageiros

  • Aeroporto de Correia Pinto: 7,3 mil passageiros

Dados oficiais ainda serão consolidados

Os números apresentados são preliminares. Os dados absolutos e finais sobre a movimentação aeroportuária de Santa Catarina e do Brasil deverão ser divulgados nas próximas semanas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Sair da versão mobile