FOTO Roberto Zacarias Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 4 minutos
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina abriu as inscrições para o 2º Exercício Geral de Gestão de Desastres, que será realizado em 1º de março de 2026, a partir das 8h, envolvendo de forma simultânea todos os municípios catarinenses. A proposta é consolidar o maior treinamento integrado já realizado pela Defesa Civil no país.
Em 2025, o primeiro simulado mobilizou 212 municípios, reunindo equipes, instituições e voluntários em uma operação inédita no estado.
Primeiro simulado mobilizou mais de 4.500 agentes
Segundo relatório divulgado pela Defesa Civil, o exercício de 2025 registrou:
-
mais de 4.500 agentes mobilizados;
-
1.380 atividades operacionais simultâneas, como evacuações, acionamento de sirenes e testes de comunicação;
-
operação estruturada de salas de situação municipais;
-
participação direta de 318 instituições, entre forças de segurança, escolas, secretarias, concessionárias e voluntários.
O levantamento ainda apontou que 87% dos municípios participantes atualizaram seus Planos de Contingência após o simulado e que houve uma redução média de 22% no tempo de resposta nos cenários de enxurradas e deslizamentos — principais riscos em Santa Catarina.
Meta para 2026 é mobilizar os 295 municípios
Para o secretário de Estado, Mário Hildebrandt, a adesão dos municípios é fundamental para fortalecer o sistema de proteção.
“O Exercício Geral representa um marco para Santa Catarina. Quando todos os 295 municípios se mobilizam ao mesmo tempo para testar suas capacidades, fortalecemos toda a estrutura de proteção à população. O primeiro simulado mostrou o quanto evoluímos e onde ainda precisamos avançar.”
Ele reforça que a meta para 2026 é realizar um exercício totalmente estadual e integrado, ampliando práticas já testadas e identificando novas fragilidades a serem corrigidas.
Simulado em larga escala fortalece cultura de prevenção
A realização conjunta do exercício permite testar equipes, equipamentos, fluxos de comunicação e rotinas operacionais, fortalecendo a cultura de prevenção e resposta rápida em todas as regiões do estado, especialmente nas áreas mais vulneráveis a eventos climáticos extremos.
Inscrições estão abertas para as Defesas Civis Municipais
As Defesas Civis Municipais devem se inscrever diretamente com seus Coordenadores Regionais ou junto à DIGD/GEROP pelos seguintes canais:
-
Telefone: (48) 3664-7046
-
E-mail: gerop.at01@defesacivil.sc.gov.br
