Uma intensa massa de ar polar (centro de alta pressão continental) inibe o processo de formação de nuvens, favorecendo um dia ensolarado em todas as regiões.
Temperatura: Extremamente baixa ao amanhecer e mais amena a tarde. Muito frio a noite. Geada em toda SC. Formação de gelo nas rodovias altas de SC entre a madrugada e início da manhã e final da noite (sobretudo no Topo da Serra). Mínimas entre -11/-8°C (região de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Painel e Urupema, especialmente, acima dos 1200/1300 m). Máximas entre 16/19°C no Litoral (Norte) e Baixo Vale do Itajaí.
Vento: Variável de oeste/sudoeste a sul/sudeste passando a leste/nordeste com rajadas ocasionais de 20/40 km/h intervalos de fraco a calmo (vento bem frio). Altura de ondas de 1,5/2,0 m nas praias de mar grosso/ressaca com picos de 3,5 m em alto mar. Mar agitado, não é aconselhável atividades pesqueiras com destaque para as pequenas e médias embarcações. Risco de alagamentos em pontos da orla devido a maré alta. Nas demais áreas vento bem variável e fraco. Condições favoráveis para atividades ao ar livre (lavouras, pomares, colheita e tratamento); o frio incomoda de manhã.
Tendência do Tempo (Resumida) – Segunda-feira (8/07)
A intensa massa de ar polar que atua sobre SC, aos poucos perde força à medida que se desloca para o oceano. Tempo estável com predomínio de sol, céu claro a poucas nuvens em todas as regiões. Temperatura muito baixa ao amanhecer e agradável à tarde. Geada ampla em SC. Formação de gelo nas rodovias mais altas ao longo da madrugada e início da manhã.
