Início Geral Sine SC ajudou a empregar mais de 8,6 mil trabalhadores em 2025

Sine SC ajudou a empregar mais de 8,6 mil trabalhadores em 2025

Foto: SecomGOVSC

O Sistema Nacional de Emprego em Santa Catarina (Sine SC) já auxiliou 8.670 trabalhadores a conseguirem colocação no mercado formal entre janeiro e outubro de 2025. Os encaminhamentos foram feitos pelas unidades do órgão em todo o estado, em parceria com empresas contratantes.

Segundo a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sicos), o resultado reflete o esforço do governo catarinense em promover ações de qualificação e intermediação de mão de obra, além da realização de feirões de emprego em todas as regiões.

Mais de 22 mil cadastrados e 8 mil vagas abertas

Atualmente, o Sine SC possui mais de 22 mil trabalhadores cadastrados em suas 141 unidades espalhadas pelo estado. O órgão faz a triagem e o encaminhamento de profissionais para as vagas mais adequadas a cada perfil, de acordo com a demanda do mercado.

No momento, há mais de 8 mil vagas abertas em setores como indústria, comércio e serviços — muitas delas para candidatos sem experiência prévia.

“O Sine Santa Catarina atua de forma estratégica para aproximar empresas que precisam contratar e trabalhadores em busca de oportunidades. Esse trabalho é essencial porque o estado cresce acima da média nacional e algumas áreas sofrem com falta de mão de obra. Quem ainda busca uma oportunidade deve procurar a unidade mais próxima”, afirmou o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.

Feirões de emprego aproximam candidatos e empresas

Em 2025, o Sine SC participou de mais de 20 feirões de emprego em diferentes municípios, organizados em parceria com prefeituras e entidades do setor produtivo. Em outubro, o órgão esteve presente no Emprega Já, promovido pelo Senai Florianópolis e São José, voltado a estudantes e jovens em busca do primeiro emprego.

“O Governo do Estado considera a geração de emprego como uma prioridade porque o trabalho é a melhor política social existente. Garantir oportunidades é assegurar renda, dignidade e capacidade de consumo. É isso que o governador Jorginho Mello nos cobra todos os dias”, destacou Dreveck.

Santa Catarina lidera geração de empregos no país

Com a menor taxa de desemprego do Brasil, de 2,2%, Santa Catarina mantém um ritmo acelerado de geração de empregos. Segundo dados do Caged, o estado criou mais de 95 mil vagas com carteira assinada desde o início do ano.

Os setores que mais geraram postos foram os serviços (43,7 mil), indústria (29,2 mil), construção (13,2 mil) e comércio (8,4 mil). O bom desempenho também se reflete no aumento da contratação de jovens aprendizes e de trabalhadores estrangeiros, impulsionando o crescimento regional e a diversificação do mercado de trabalho.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile