Início Especial Sistema prisional: Mudança na administração do presídio

Sistema prisional: Mudança na administração do presídio

Tubarão

A vontade de Ricardo Welausen finalmente foi atendida, ontem, pelo Departamento de Administração Prisional (Deap). Ele deixa a direção do Presídio Regional de Tubarão depois de 43 dias à frente da instituição. Agora, a coordenação do local passa a ser do sargento da Polícia Militar de Tubarão Décio Paquelin.

Ricardo e Décio viajam a Florianópolis hoje e encontram-se no Deap para formalizar a substitução. “Consegui deixar a direção. Era a minha vontade desde o segundo dia, quando retornei à gerência do presídio e presenciei o que iria enfrentar”, destaca Ricardo. Ele já foi diretor do local em outra oportunidade por mais de cinco anos. “Quando reassumi, no mês passado, percebi que este presídio mudou muito e criou-se uma ‘bomba relógio’, prestes a explodir. Mesmo assim, cumpri com a minha obrigação após me nomearam. Fiz a minha parte”, reitera Ricardo.

O diretor interino do Deap, Alexandre Brum, receberá os dois hoje e assinará a nomeação de Paquelin. Ele assume até a definição do processo administrativo, que é avaliado pela corregedoria do Deap, que investiga a conduta do ex-diretor, Fabrício Buss de Medeiros, e outros dois agentes penitenciários.
O Presídio Regional de Tubarão tinha ontem 291 presidiários. A capacidade é para 60. Um novo prédio é construído no bairro Bom Pastor e comportará 248 presos.

Sair da versão mobile