Solenidade de assinatura do contrato entre o conselho da entidade de saúde de Jaguaruna e o instituto ocorre amanhã, no Clube 1° de Janeiro, às 19h30min.
Jaguaruna
O Hospital de Caridade, do município de Jaguaruna, assim como muitas instituições de saúde encontra-se em situação calamitosa. Com problemas no atendimento e o acúmulo de dívidas, a entidade que sobrevive de convênio com prefeituras e repasses do Sistema Único de Saúde (SUS) terá um novo gestor. Após uma série de tratativas, o Instituto Ideas, de Florianópolis assume a administração do hospital.
A solenidade de assinatura do contrato entre a empresa e o conselho gestor da instituição ocorre amanhã, no Clube 1° de Janeiro, às 19h30min e será aberta ao público. De acordo com o prefeito Edenilson Montini, a transição já iniciou. Ele explica que o hospital possui uma dívida de quase R$ 400 mil em ações represadas, rescisões, encargos sociais, com fornecedores e até com a central de energia elétrica.
Com a retenção dos recursos, servidores com aproximadamente 15 anos de ‘casa’ estão sem seus encargos recolhidos. Em função desta realidade, a instituição de ‘Caridade’ não possui certidões negativas, o que impede o recebimento legal de verbas públicas no âmbito federal, estadual e municipal. “Nossa expectativa é que o instituto organize a situação do hospital. O primeiro passo será o estancamento das dívidas, melhoramento do atendimento, emissão do alvará sanitário e futuramente a reativação do centro cirúrgico”, relata o prefeito.
Ele conta que a prefeitura de Jaguaruna repassa hoje o valor de R$ 150 mil mensais para manutenção da entidade e irá auxiliar na busca de novos recursos. Uma das próximas medidas também será a reforma do telhado que apresenta goteiras e prejudica o funcionamento da unidade. Equipamentos como raio-X, aparelho de ultrassonografia, desfibrilador, entre outros aparelhos também foram adquiridos e devem ser instalados nos próximos meses.
Funcionários foram demitidos e recontratados
Os funcionários da instituição aguardam o pagamento dos encargos sociais. Com a vinda da nova administração, a equipe foi demitida e recontratada e passará por capacitações para se adequar as novas exigências. De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Tubarão e Região (Sintesst), Denise Freitas, os servidores foram demitidos no dia 5 desse mês e readmitidos já no dia seguinte pelo Ideas. “Segundo encaminhamentos, vai ocorrer uma rescisão indireta. Vamos tomar essa medida para que eles tenham direito ao seguro desemprego”, destaca.
O instituto
O Instituto Ideas é sediado em Florianópolis e tem a missão de oferecer excelência em gestão e assistência multidisciplinar em saúde qualificada e focada às necessidades dos clientes garantindo a integralização dos sistemas de saúde. A empresa atualmente é responsável pela administração do Hospital Santa Catarina (HSCI) e o Hospital Materno Infantil, ambos de Criciúma, e do Hospital Santo Antônio de Itapema. “Nossa ideia para o Hospital de Caridade é reestruturar a emergência, revitalizar o centro cirúrgico e trazer a maternidade. Tudo isso em um planejamento a curto, médio e longo prazo”, projeta o presidente do Instituto, Juliano Capeletti.