Tubarão
Neste sábado, a partir das 15h, será realizado, na Praia de Itapirubá, o ‘Sunset da Baleia’. O evento, organizado pelo Instituto Australis, tem a intenção de celebrar o retorno das Baleias-Francas a Santa Catarina.
O Sunset marca, ainda, a comemoração do Dia da Baleia-Franca, que será no próximo dia 31e foi oficializado pelo Ministério do Meio Ambiente em setembro do ano passado. Este ano, a comemoração contará com muita música, comida e informações sobre os cetáceos. A entrada é gratuita.
O Sunset da Baleia ocorre no Centro Nacional de Conservação do animal, sede do Instituto Australis, na beira-mar da Praia de Itapirubá Norte. No último dia 1º teve início a temporada de observação dos mamíferos no Litoral Sul de Santa Catarina, especialmente em Laguna, Imbituba e Garopaba, cidades que integram o destino de ecoturismo Rota da Baleia-Franca.
A região é o único berçário do animal no Brasil. Nesta época do ano, esses cetáceos migram das Ilhas Geórgias do Sul, na Antártida, em busca de águas mais quentes e calmas para se reproduzir, parir e amamentar seus filhotes.
Na temporada passada, o Instituto Australis registrou 284 baleias-francas, o maior número dos últimos 31 anos.
A novidade para 2019 é a retomada do Turismo de Observação de Baleias Embarcado (Tobe). Suspensa desde 2012, a atividade passou por um processo de regramento por meio do desenvolvimento, pelo ICMBio, de um plano de fiscalização e normatização. Aliado a isso, como exigência, também foi finalizado e publicado o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental do cetáceo.