Início Especial Suspeita de gripe A: Mulher morre em Tubarão

Suspeita de gripe A: Mulher morre em Tubarão

Zahyra Mattar
Tubarão

A adolescente de 17 anos com suspeita de contaminação pela gripe A, internada na UTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, deixou a unidade. A garota recupera-se bem, mas continua internada. Junto com ela, outras três pessoas estão no setor exclusivamente destinado aos pacientes com suspeita de estarem com a doença.

Até segunda-feira, era cinco pessoas. De janeiro até agora, seis casos suspeitos foram notificados à 20ª gerência regional de saúde em Tubarão. Um em janeiro e cinco em fevereiro. Destes, somente, um não precisou de internação. A regional não divulgou detalhes sobre os pacientes.

Os seis exames que comprovarão, ou não, a ocorrência do A (H1N1), ainda não chegaram, o que deve ocorrer na próxima semana. Além destes casos, é aguardado o resultado de uma pessoa que morreu, também nesta semana, com suspeita de estar com o vírus da influenza A.

A mulher era de Criciúma e já veio em estado grave para a UTI do HNSC. Ela tinha câncer no rim e contraiu pneumonia. “Na realidade, foi feito o exame para gripe A porque o médico, na dúvida, ministrou o Tamiflu. De qualquer maneira, a paciente estava extremamente debilitada”, lamenta a coordenadora de agravo da 20ª regional de saúde, Ingrid Bittencourt.

São aguardados para a próxima semana os resultados de outros 100 exames feitos no ano passado em pacientes com suspeita de terem a gripe A. “As pessoas devem atentar para as medidas de prevenção. Claro que todos ficam preocupados. Nós também ficamos. Então, é importante seguir as recomendações, como lavar bem as mãos e com frequência”, ensina Ingrid.

Sair da versão mobile