Início Geral Temperatura permanece baixa em SC; Um sistema de massa de ar frio...

Temperatura permanece baixa em SC; Um sistema de massa de ar frio e seco influencia no estado

Terça-feira (16/07): 

Tempo: estável com sol em todas as regiões no decorrer do dia. 

Temperatura: mais baixa ao amanhecer e no período noturno, negativa no Planalto Sul (em torno de – 1 a – 3°C), com condição de geada nas áreas altas do estado, especialmente do Oeste ao Planalto.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas fortes de 50 a 70 km/h no Litoral.

Sistema: massa de ar frio e seco (alta pressão) influenciando SC. Ciclone extratropical no oceano.

Na quarta-feira (17), a massa de ar seco já enfraquece na maior parte do estado. Os ventos voltam a soprar de leste, ainda com intensidade fraca, porém favorece a formação de nebulosidade, principalmente na faixa litorânea. As temperaturas seguem amenas e ainda não há previsão de chuva.

Quinta-feira (18) começa o dia com bastante nebulosidade, principalmente nas áreas entre o Litoral Norte, Planalto Norte e Grande Florianópolis litorânea, onde há condições para chuva fraca a moderada, devido a circulação marítima, combinada com instabilidades em níveis médios da atmosfera.

A tendência é de variação de nebulosidade nas faixas litorâneas, com possibilidade de chuva fraca e garoa. Nas demais áreas do estado, o predomínio é de tempo firme, com temperaturas amenas.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

————-

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA

Rajadas de vento de intensidade moderada a forte

Início: 16/07/2019 às 00h00

Fim: 17/07/2019 às 00h00

Região: Litoral de Santa Catarina, principalmente entre Litoral Sul e Grd. Florianópolis.

Previsão: Rajadas de vento da ordem de 60 a 80 km/h de quadrante Sudoeste/Sul, principalmente para o Litoral Sul e Grd. Florianópolis, a partir da madrugada de terça-feira (16), associadas à atuação de um ciclone extratropical na costa catarinense.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Ventos fortes: proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Sair da versão mobile