Início Geral Tempestade provoca alagamentos e mobiliza equipes da Prefeitura de Lages

Tempestade provoca alagamentos e mobiliza equipes da Prefeitura de Lages

FOTOS PML Divulgação Notisul

Tempo de leitura: 3 minutos

A Prefeitura de Lages, por meio da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e secretarias envolvidas, atendeu diversas ocorrências no fim da tarde desta segunda-feira (22), após uma tempestade convectiva atingir o município da Serra Catarinense.

O evento foi marcado por chuva intensa e rajadas de vento, provocando alagamentos em vias públicas, quedas de árvores e destelhamentos parciais de residências, tanto na área urbana quanto na zona rural de Lages.Tempestade causa alagamentos e quedas de árvores em Lages

Ventos chegaram a 60 km/h

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas de vento alcançaram aproximadamente 60 km/h. Já a Defesa Civil de Santa Catarina registrou um acumulado de 24,6 milímetros de chuva em 12 horas no município.

Atendimentos em seis bairros

Segundo o secretário executivo da Defesa Civil Municipal, Paulo da Silva Ribeiro, conhecido como Sargento Ribeiro, foram realizados 15 atendimentos a famílias afetadas pela tempestade.

As ocorrências foram registradas nos bairros Santo Antônio, Brusque, Centro, Santa Helena, Morro do Posto e Universitário.

— Nossas equipes, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e a Diretoria de Trânsito (Diretran), atuaram em situações como quedas de árvores, destelhamentos e residências alagadas. Também houve o registro de um veículo danificado após a queda de um telhado — explicou o secretário.

Durante os atendimentos, a Defesa Civil Municipal distribuiu 144 metros quadrados de lona para proteção emergencial das residências atingidas.

Equipes seguem em plantão e monitoramento

Por determinação da prefeita Carmen Zanotto (PL), as equipes da Defesa Civil permanecem em regime de plantão 24 horas, inclusive durante o recesso das festas de fim de ano.

Conforme alertas do Inmet e da Defesa Civil Estadual, a instabilidade climática deve persistir até pelo menos o dia 26 de dezembro, com risco moderado a alto para alagamentos e enxurradas, especialmente nas regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, do Meio-Oeste ao Litoral catarinense.

Serviço: contatos da Defesa Civil de Lages

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil de Lages pelos telefones:

  • 📞 (49) 3019-7477

  • 📞 (49) 3019-7479

  • 📱 (49) 99836-1702

  • ☎️ 199 (atendimento 24 horas, todos os dias da semana)

Sair da versão mobile