Priscila Loch
Tubarão
Para quem tem medo de raios, a noite de sábado foi apavorante. A tempestade que ocorreu em Tubarão e região realmente foi de assustar, com direito a trovoada de algumas horas, chuva forte, vento e falta de luz. Alguns ficaram no escuro por alguns segundos, outros por minutos e um pequena parcela por horas.
A equipe da Celesc precisou trabalhar durante a madrugada para garantir que todos tivessem energia ontem. Em Tubarão, a região do Centro e parte de Oficinas foram as mais afetadas de uma forma geral, cerca de uma hora e meia sem luz. Em casos isolados, o problema persistiu por mais tempo. Até mesmo o Águas de Tubarão sofreu as consequências, com dificuldades no abastecimento de água.
Treze de Maio e Laguna também estavam na ‘rota’. Na praia da Galheta, o sistema foi restabelecido apenas às 10 horas de ontem. Um raio atingiu um poste, que caiu. Os técnicos tiveram trabalho para localizar a falha, e só conseguiu consertar quando um morador da região telefonou e comunicou sobre a queda do poste.
“É importante a população nos comunicar quando ocorrem problemas, através do 0800. Pois muitas vezes a equipe sai perdida e não identifica a razão do problema”, orienta o gerente regional da Celesc em Tubarão, Gerson Bittencourt. “Como não conseguimos detectar o problema geral da falta de energia de sábado, fomos religando a rede aos poucos. Havia muitos fios arrebentados”, relata o gerente.