Início Especial Tempo: Chuva provocou uma morte no estado

Tempo: Chuva provocou uma morte no estado

Tatiana Stock
Tubarão

O mau tempo trouxe prejuízos a 77 cidades de Santa Catarina, com queda de granizo, vendaval e fortes chuvas que atingiram o estado desde o último sábado. Cerca de 24 municípios já enviaram à Defesa Civil decreto de situação de emergência. Ontem, foi confirmado o primeiro óbito resultante das chuvas.
A morte ocorreu no Campo Belo do Sul, no Planalto Serrano. Clóvis Roberto Belin, 30 anos, atravessava de carro uma ponte alagada, foi arrastado pela correnteza e não sobreviveu.

Em Tubarão, o nível do rio baixou e tranquilizou a população. O nível ontem era de 2,99 metros acima do, às 19 horas. Segunda-feira, chegou à marca de 4,40 metros acima do nível normal, segundo a estação meteorológica Oregon (que expressa a altura da água em relação ao nível do mar). Esse dado reforça o que engenheiro químico da Oregon, Rafael Marques, avaliou na ocasião: “Tubarão não precisa se preocupar em relação ao rio nesse momento”.

A maior preocupação das autoridades, agora, não está restrita ao nível do rio, mas ao solo, que está úmido e sujeito a deslizamentos. No litoral, Imbituba decretou situação de emergência segunda-feira. Os maiores problemas são alagamentos e deslizamentos em construções irregulares.

O presidente da coordenadoria municipal de defesa civil (Comdec) de Imbituba, Anderson Martins Bernardino, informou que, das duas famílias deslocadas de suas casas, por suspeita de desmoronamento, uma já havia sido interditada. “A residência do morro do Pacheco, no bairro Mirim, foi interditada pela Defesa Civil há um mês. É uma área invadida e em virtude disso, a prefeitura não pode prestar auxílio”, justifica.

Outras cidades
Em Araranguá, o vendaval atingiu duas mil pessoas, uma família desalojada e 562 imóveis danificados. Em Içara, 6.353 pessoas foram atingidas, dez estão desabrigadas, 43 desalojadas e 494 edificações foram danificadas. No extremo-sul, em Sombrio, o granizo afetou 4,5 mil pessoas e 412 edificações foram danificadas.

Sair da versão mobile