Início Segurança TJSC apresenta ferramenta preditiva para planejar o futuro do Judiciário

TJSC apresenta ferramenta preditiva para planejar o futuro do Judiciário

FOTO Cristiano Estrela divulgação, Notisul

A Assessoria de Planejamento (Asplan) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) apresentou na segunda-feira (11) uma ferramenta de análise preditiva que promete transformar a gestão estratégica do Judiciário catarinense nos próximos anos.

Desenvolvida pelo Núcleo de Estatística e Análise de Dados (NEAD), a tecnologia faz parte do projeto “Poder Judiciário do Amanhã”, uma iniciativa idealizada pelo presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, com o objetivo de tornar a prestação jurisdicional mais rápida, eficiente e baseada em evidências estatísticas.

Planejamento com base em dados

A ferramenta utiliza informações históricas e indicadores sociais, econômicos e populacionais para identificar tendências e projetar cenários futuros. Entre as variáveis analisadas estão:

  • Volume de processos por comarca

  • Taxa de crescimento populacional

  • Índices de homicídio

  • Frota de veículos

  • Produto Interno Bruto (PIB) estadual

  • Impactos de eventos externos, como pandemias

O coordenador da Asplan, Rodrigo Strobel Pinto, destacou o caráter inovador do projeto. “Estamos realizando um trabalho com raciocínio crítico, criatividade e método científico. Existem limitações, mas conseguimos prever tendências relevantes. É isso que apresentamos ao presidente: um retrato do que poderá ser a Justiça catarinense no futuro”, afirmou.

Mudanças no perfil de demandas

Segundo o servidor Sérgio Weber, em 2015 a maioria das ações no TJSC era da área criminal. Em 2024, esse perfil mudou, e os processos cíveis passaram a ser predominantes. O matemático Filipe Ivo Rosa complementou que os dados demográficos e econômicos ajudam a entender essas mudanças, permitindo decisões mais precisas e estratégicas para as próximas gestões.

O servidor Diogo Luiz Bizatto demonstrou graficamente a evolução das principais demandas por comarca, evidenciando variações importantes ao longo dos anos.

Repercussão positiva

Durante a apresentação, o presidente do TJSC elogiou o trabalho das equipes envolvidas. “Não é exagero dizer que isso é uma refundação da Asplan e do NEAD. Sempre olhamos para os dados passados, mas nunca do ponto de vista da predição. Vocês aproveitaram muito bem toda a tecnologia embarcada nesta ferramenta e isso é sensacional”, declarou Francisco Oliveira Neto.

Estiveram presentes na solenidade os juízes auxiliares da Presidência Rafael Fleck Arnt, Maira Salete Meneghetti, Rafael Maas dos Anjos e Fernando Rodrigo Busarello, além do diretor-geral administrativo Alexsandro Postali e do diretor-geral judiciário Maurício Walendowsky Sprícigo.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile