Início Especial Trânsito: Área Azul vira ‘terra sem lei’

Trânsito: Área Azul vira ‘terra sem lei’

Tubarão

Desde que a justiça determinou a suspensão dos avisos de irregulares realizados pela concessionária do estacionamento rotativo de Tubarão, a Caiuá, a Área Azul virou uma ‘terra sem lei’. A fiscalização deixou de existir e conseguir uma vaga no centro da cidade é o mesmo que achar uma ‘agulha no palheiro’.

Hoje pela manhã, a secretaria de segurança e trânsito da prefeitura definirá, em reunião, a estratégia de fiscalização a ser realizada pela Guarda Municipal. A medida será paleativa, até que o município reassuma definitivamente o sistema. O problema maior desafio está no efetivo da GMT. Dos cerca de 40 funcionários, mais da metade está em férias.

Rescisão

A prefeitura de Tubarão que a Caiuá Assessoria e Consultoria, concessionária do sistema de estacionamento rotativo na cidade, apresente uma proposta quanto a rescisão do contrato até a próxima semana. “Queremos chegar a um acordo bom para ambos os lados e, assim, podermos reassumir a Área Azul e tentar adequar melhor o sistema”, afirma o secretário de segurança e trânsito, João Batista de Andrade. Ele espera, também para a próxima semana, a decisão do pedido de suspensão da liminar que proíbe a geração de multas a partir da advertência emitida pelas agentes da Área Azul.

Sem fiscalização da PM

A secretaria de segurança e trânsito da prefeitura de Tubarão pedirá maior apoio à Polícia Militar quanto a fiscalização do estacionamento rotativo. Segundo o gestor da pasta, João Batista de Andrade, a prefeitura mantém um convênio de trânsito com a PM, onde 20% das multas aplicadas são destinadas à PM.

“Caso não haja um acordo e eles (PM) se neguem a fiscalizar o estacionamento rotativo como tem sido observado até agora, vamos rever este convênio”, avisa Batista. A ideia inicial é pedir o destacamento de pelo menos três policiais para auxiliar na fiscalização da Área Azul. Paralelamente, as monitoras da Caiuá, atual concessionária do sistema, continuará na venda de créditos e cartões de estacionamento.

O major da PM, Giovani Silveira Livramento, disse ontem que até a Polícia Militar não foi notificada oficialmente pela prefeitura quanto o auxílio na fiscalização do estacionamento rotativo. Para ele, a melhor saída seria a Guarda Municipal de Tubarão observar a irregularidade de trânsito e chamar um policial que possa aplicar a notificação na hora.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile