Início Geral Tubarão lança edital para construir elevatórias de macrodrenagem na margem esquerda

Tubarão lança edital para construir elevatórias de macrodrenagem na margem esquerda

Imagem: Freepik PMT Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 3 minutos

A Prefeitura de Tubarão lançou o Edital de Concorrência Eletrônica nº 02/2026 para contratar uma empresa de engenharia responsável pelo desenvolvimento de projetos e pela construção de duas elevatórias de macrodrenagem em Tubarão. A iniciativa busca ampliar a proteção contra cheias na chamada Cidade Azul.

O projeto prevê a elaboração do Projeto Básico e do Projeto Executivo, além da implantação das estruturas em pontos considerados estratégicos da margem esquerda do Rio Tubarão.

Segundo a administração municipal, a medida pretende enfrentar problemas históricos de drenagem enfrentados pela cidade em períodos de chuvas intensas.

Estruturas serão instaladas em pontos críticos

As duas elevatórias de macrodrenagem em Tubarão serão instaladas em locais considerados críticos para o escoamento da água na região central e em bairros próximos.

Os equipamentos serão construídos nos seguintes pontos:

  • encontro da Rua Luiz Pedro de Oliveira com a Avenida José Acácio Moreira

  • interseção da Rua Padre Geraldo Spettmann com a Rua Getúlio Vargas

De acordo com o prefeito Estêner Soratto, o investimento representa um avanço para enfrentar problemas recorrentes de drenagem.

“Este é um investimento histórico para corrigir problemas crônicos de drenagem que Tubarão enfrenta há décadas. Estamos investindo em tecnologia para que a água escoe com eficiência e a população tenha tranquilidade”, afirma.

Sistema moderno para controle do nível da água

O edital utiliza o regime de Contratação Integrada, modelo em que a empresa vencedora assume todo o ciclo da obra. Isso inclui o detalhamento técnico, a construção das estruturas e a operacionalização dos sistemas civil, mecânico e de automação.

Segundo o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques, as elevatórias terão tecnologia voltada ao controle do nível da água durante eventos de chuva intensa.

“Essas elevatórias representam o que há de mais moderno na engenharia. Elas atuarão no controle dinâmico do nível das águas, garantindo que o sistema de drenagem funcione mesmo em cenários de chuvas intensas”, destaca o secretário.

Sessão de abertura ocorre em junho

A sessão pública para abertura das propostas está marcada para 10 de junho, às 14 horas, e será realizada por meio do Portal de Compras Públicas.

O processo de seleção seguirá o critério de menor preço global, conforme as exigências estabelecidas no edital, que já está disponível no site oficial da Prefeitura de Tubarão.

Sair da versão mobile