Início Saúde Tubarão registra 157 focos do mosquito da dengue

Tubarão registra 157 focos do mosquito da dengue

Imagem IA Notisul

IMAGEM IA Notisul

TEMPO DE LEITURA: 2 minutos

Os focos de dengue em Tubarão voltaram a preocupar as autoridades de saúde. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, o município já contabiliza 157 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, febre chikungunya e zika vírus.

O levantamento mais recente também aponta um caso suspeito em investigação nesta semana. Além disso, 26 casos foram descartados, enquanto o número total de notificações chegou a 28 registros.

Até o momento, um caso de dengue foi confirmado no município. Segundo as autoridades de saúde, trata-se de transmissão autóctone, ou seja, quando a infecção ocorre dentro da própria cidade.

Apesar do registro, nenhum paciente precisou de internação até agora.

População deve ajudar no combate ao mosquito

Com o aumento dos focos do mosquito, a Vigilância Epidemiológica reforça que o combate ao Aedes aegypti depende da participação da população.

Entre as principais orientações estão:

  • Verificar regularmente quintais e pátios

  • Eliminar recipientes que possam acumular água parada

  • Manter caixas d’água bem vedadas

  • Realizar limpeza frequente de calhas e ralos

Essas medidas são consideradas fundamentais para evitar a reprodução do mosquito e reduzir o risco de novos casos da doença.

Como denunciar focos do mosquito

Moradores que identificarem possíveis focos do mosquito podem realizar denúncias à Ouvidoria da Prefeitura de Tubarão.

Os contatos disponíveis são:

A Vigilância Epidemiológica destaca que a colaboração da população é essencial para reduzir os focos do mosquito e evitar o avanço da dengue no município.

Sair da versão mobile