Início Geral Tubarão: Voluntários promovem mudança de vida de moradores de rua ao matar...

Tubarão: Voluntários promovem mudança de vida de moradores de rua ao matar fome de comida e de carinho

Tubarão

Dignidade em forma de refeição. É o que um grupo de voluntários ‘Resgate’, de Tubarão, tem oferecido cada vez que se reúne para dar comida a moradores de rua. As marmitas são organizadas por eles e os alimentos são doados pela comunidade e pelos próprios voluntários. Todos os itens necessários para cada refeição são tabulados em planilhas. Cada ação precisa de cerca de 10 pessoas envolvidas e chegam a ser servidas 20 marmitas para o jantar.

 

De acordo com uma das organizadoras da iniciativa, Kátia Pacheco, a ação ocorre a cada 15 dias na Cidade Azul. “Nos reunimos e procuramos encontrar uma forma de colaborar com os moradores em situação de rua. Um dia desse esse senhor que foi visto na rua Tubalcain Faraco, no centro, de Tubarão, na noite de sexta-feira passada, bateu na janelo do meu carro e pediu alimento. Falei que não tinha como ajuda-lo naquele momento, mas pedi que ele esperasse. Fui para casa e levamos o jantar para ele”, lembra.

 

Kátia destaca que este é um trabalho social simples, mas que faz toda a diferença na vida de quem ajuda e de quem é ajudado. “Perguntamos aquele senhor se ele tinha família ou queria que ajudássemos a ter contato com os seus familiares, porém ele não aceitou essa forma de colaboração. Aos poucos ele contou que ganhava muita coisa das pessoas, mas que era difícil de carregar e por isso prefere só o alimento e o seu fiel companheiro ao lado, um cachorro”, expõe.

 

Tanto em cidades grandes, conhecidas por ter grande população de moradores de rua, como em cidades pequenas, a situação de vida nas ruas da cidade é alarmante. Não um problema exclusivamente brasileiro, ele está presente no mundo todo. As pessoas em situação de rua são um grupo heterogêneo, que vêm de diferentes vivências e que estão nessa situação pelas mais variadas razões. Há fatores, porém, que os unem: a falta de uma moradia fixa, de um lugar para dormir temporária ou permanentemente e vínculos familiares que foram interrompidos ou fragilizados.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile