Laguna
Há 100 anos, em 1911, nascia Bentina Amaro de Souza. Lagunense da comunidade de Barranceira, a jovem senhora celebrou esta semana um século de lucidez, alegria e experiência de vida. Dona Bentina é daquelas que deixa muito jovem para trás, com a língua de fora.
Um bolo rosa, balões, faixas e muita cantoria marcaram a data do seu aniversário. Amigos e familiares deixaram sua casa, no bairro Progresso, pequena! A receita para viver tanto tempo e bem? Dona Bentina responde rápido: “Ser feliz, tomar chá natural todos os dias e cuidar da alimentação”, enumera, entusiasmada.
Orgulhosa de tudo que conquistou, ela trabalhou na infância e parte da juventude na roça. Mais tarde, atuou como lavadeira e doméstica. Viúva duas vezes, hoje dona Bentina mora sozinha e gosta de manter tudo em ordem. O único filho, seu Ataíde, está com 75 anos.
Mas a idade é mero número na carteira de identidade. Quem olha para ele diz que não chega a 50 e há quem aposte que seu Ataíde também vai passar dos 100 fácil, fácil! Até porque a saúde do filho é como a da mãe: de ferro!
Uma das moradora mais idosas de Laguna, dona Bentina recebe acompanhamento do programa de Estratégia Saúde da Família do bairro. Sua rotina e saúde são acompanhadas de perto pelas agentes comunitárias é pelo médico Wilfredo Felippe.
Exemplo de honestidade, simplicidade e sabedoria, dona Bentina não economiza palavras quando fala de Laguna, da sua família, dos percalços nestes 100 anos e principalmente de seus quatro netinhos e nove bisnetos, "minhas alegrias", como ela os chama!