
Angelica Brunatto
Tubarão
Mesmo no período de quaresma, as vendas de peixe não são as esperadas pelos comerciantes. Parte deles acredita que as crenças religiosas já não têm mais o mesmo significado que antigamente.
Domingos Rodrigues tem um box no Mercado Público de Tubarão. Por dia, vende 50 quilos do pescado. “Está tudo igual ao ano passado e o movimento está fraco. Nesta quaresma, não teve muita diferença do restante do ano”, revela.
O quilo do peixe custa entre R$ 5,00 e R$ 10,00. “O mais caro é a tainha com ova”, expõe.
Muitas famílias respeitam a tradição da igreja e deixam a carne vermelha de lado durante toda a quaresma ou em alguns dias específicos. “Todas às quartas e sextas-feira, durante a quaresma, comemos pescado”, conta o almoxarife Antônio João Cardoso. Em sua casa, são consumidos, em média, dois quilos de pescado diariamente. “Só compro peixe fresquinho”, ensina.
A má fase dos comerciantes não é compartilhada pelos pescadores. O período de defeso do camarão, que iniciou nesta quinta-feira, e segue até 31 de maio, também traz boas notícias ao pescador. “Com o defeso, mais peixes crescem na lagoa”, explica o presidente do Sindicato dos Pescadores da Região de Laguna (Sindipescalaguna), Gilberto Fernandes da Silva.
Hoje, o pescador vende a tanhota a uma média de 0,80 centavos o quilo. “É baixo, mas é bastante quantidade” justifica Gilberto. A razão do valor é a safra no estado gaúcho. “O Rio Grande do Sul está produzindo muito peixe. Este ano, o produtor não pode reclamar”, comemora.
Defeso do camarão
• O período de defeso do camarão começou nesta quinta-feira e segue até dia 31 de maio.
• O período de pausa é valido para as regiões sul e sudeste do Brasil.
• Neste período, fica proibida a pesca de arrasto motorizado do crustáceo.
• O objetivo é proteger o período de reprodução e crescimento do camarão, a fim de evitar a extinção da espécie.
• Além de ser processado por crime ambiental, quem for pego desrespeitando a norma terá os equipamentos apreendidos e multa com valor que varia de acordo com a quantidade de camarão pescada.