Em maio de 2025, o país registrou alta histórica nas vendas de veículos elétricos e amplia infraestrutura para acelerar transição energética.
Brasil se aproxima de potências na adoção da mobilidade elétrica
O mercado de veículos elétricos no Brasil iniciou 2025 com números recordes e mostra que a mobilidade elétrica está deixando de ser tendência para se tornar realidade. De acordo com a ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), somente em maio, foram vendidos 6.969 veículos 100% elétricos (BEV), aumento de 48,2% em relação a abril e 34,7% comparado a maio de 2024. Já os híbridos plug-in (PHEV) somaram 7.581 unidades, dominando 45,5% da fatia de mercado entre os eletrificados.
O total de elétricos leves vendidos em maio chegou a 16.641 unidades, representando 7,76% de todos os automóveis de passeio e comerciais leves comercializados no país. No acumulado do ano, o Brasil alcançou 71.324 veículos elétricos vendidos — crescimento de 19,5% em relação ao mesmo período de 2024.
Novas marcas, modelos acessíveis e rede de recarga impulsionam o setor
A explosão nas vendas se deve a vários fatores combinados:
- Maior oferta de modelos em diferentes faixas de preço
- Chegada de marcas asiáticas com veículos mais acessíveis
- Avanço na infraestrutura de recarga urbana e rodoviária
- Incentivos estaduais como redução de IPVA e isenção de rodízio
Investimentos como o da DiDi Chuxing, que instalará 10 mil pontos de carga, estão acelerando a transição. Entre o final de 2023 e 2025, o número de carregadores públicos quase triplicará, chegando a 14.800 unidades.
Destaque para os elétricos no varejo e avanço no transporte público
Modelos totalmente elétricos, como o BYD Dolphin Mini, já lideram as vendas no varejo. Em maio, ele superou veículos tradicionais, como Hyundai HB20 e Fiat Argo. A crescente presença de elétricos chineses demonstra a mudança nas preferências do consumidor.
No transporte público, a transição ainda é oscilante. Foram registrados 24 ônibus elétricos em maio, queda em relação a abril (79 unidades), mas 167% a mais que em maio de 2024. No acumulado do ano, já são 272 ônibus elétricos, com apoio do PAC e outros programas públicos.
Infraestrutura e seguros adaptados fortalecem o ecossistema elétrico
Com a expansão da rede de recarga, principalmente dos pontos rápidos (DC), o Brasil se aproxima de padrões internacionais. Já são 2.430 estações de recarga rápida e a média nacional é de um ponto público para cada 7,2 veículos elétricos.
A carga doméstica ainda é a mais usada — 9 em cada 10 proprietários carregam seus carros em casa, com apoio de wallboxes e painéis solares.
O setor de seguros também evolui para acompanhar essa nova realidade, oferecendo proteção específica para baterias, carregadores, assistência técnica especializada e programas de sustentabilidade.