
Maycon Vianna
Tubarão
Em um pedacinho de papel, um verso que representa muito para quem o recebe. Deixe a correria do cotidiano por alguns minutos e mergulhe nesse universo cheio de inspiração! Duas artistas de rua, caracterizadas, são as responsáveis para trazer um pouco de descontração e cultura para o dia a dia de muitos tubaronenses. Do Grupo Encantados Contadores de Histórias, com cinco mulheres que também atuam no Serviço Social do Comércio (Sesc) de Tubarão, Giselle Paes e Josiane Paes levam a poesia que está guardada nas palavras.
De Monteiro Lobato a Vinicius de Moraes. De Machado de Assis a Albert Einstein. A dupla aborda pedestres pelas ruas da Cidade Azul. Um misto de dúvida e surpresa: do saquinho preto em punho um verso é tirado. “É um momento de reflexão. Paramos para ler a poesia e isso quebra a rotina de muita gente”, indica Giselle.
Nem todo mundo é receptivo, é verdade! Mas o que importa? A intervenção artística é de graça, para quem reservar, no máximo, um minuto para apreciar a arte. “A sensibilidade está na alma de cada um. Já fizemos apresentações em outras cidades do estado e a intenção é aproximar da arte”, pretende Josiane.
Com apresentações como o Boi Encantado (boi-de-mamão), Quinta Ventos, Saracuras, Árvores que Falam, os espetáculos de contação de histórias ganham novos ares fora de Santa Catarina. “Todo o trabalho é feito com pesquisa. Já fomos até para Porto Alegre. Temos uma preparação especial com figurinos, maquiagens, técnica vocal, instrumentos”, enfatiza Giselle.
Em pequenos fragmentos de papel, toda a arte literária é válida. Ainda bem que temos a poesia como testemunha.