Início Geral Vestibular: A escola pública mostra o seu valor

Vestibular: A escola pública mostra o seu valor

Wagner da Silva
São Ludgero

O maior esforço no aprendizado deve partir do aluno. Somente assim barreiras podem ser superadas. A prova disso é o resumo do momento que vive o adolescente Maciel França, de 17 anos. O garoto de São Ludgero passou entre os dez melhores classificados no curso de medicina veterinária no vestibular da unidade de Lages da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Vindo de família humilde de agricultores, o morador da comunidade interiorana de Taipa, era estudante da escola São Ludgero e nunca teve uma nota abaixo de nove no boletim. Apesar de ser um ótimo aluno, Maciel não teria condições econômicas de para ingressar em uma universidade privada.

Mesmo assim ele não desanimou ou muito menos abandonou o sonho de ser médico veterinário. Desde o início do ano, além de frequentar a escola, passava em media 4 horas debruçado sobre os livros, cedidos pelos seus maiores incentivadores: os professores. “Senti dificuldade apenas durante a safra de fumo, pois tenho que ajudar minha família e, por isso, tinha menos tempo para estudar. O que dava força é que os professores sempre estavam dispostos a ajudar”, lembra, com carinho.

Além da alegria dos pais Marilene Warmeling e Martinho José França, os amigos e em especial do diretor da escola São Ludgero, Nilo Hobold, comemoraram muito a conquista de Maciel. “Ele sempre foi um aluno disciplinado e dedicado. Concluiu o ensino médio com uma das melhores notas da história da escola. É um orgulho para nós e uma prova de que o ensino público é tão bom quanto o particular. É capaz de abrir as mesmas portas”, enfatiza o diretor Nilo.

Curso teve quase 17
candidatos para cada vaga

O estudante Maciel França, de 17 anos, disputou o vestibular para medicina veterinária com mais de 660 interessados. A média do curso foi de 16,82 candidatos por vaga. “Estou muito feliz por ir estudar em uma das cinco melhores universidades do país nesta área que escolhi”, completa.

A universidade
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), criada em 20 de maio de 1965, doi reconhecida junto ao Conselho Federal de Educação em 1985. A instituição está presente em diversos municípios catarinenses

Sair da versão mobile