Wagner da Silva
Braço do Norte
Viver em harmonia com o meio ambiente é uma luta constante nos dias de hoje, mas nem tanto para os alunos do Centro Educacional Radiar, de Braço do Norte. Eles receberam um reforço da própria natureza para aprenderem coexistir.
Há alguns meses, a escola recebeu a visita surpreendente de um tucano. Uma espécie raramente vista na região. Em pouco tempo outros foram aproximando-se e hoje cinco deles vivem nos arredores do centro educacional.
Os tucanos, todos da espécie bico-verde, têm despertado a curiosidade dos alunos, pais e funcionários. As aves diariamente frequentam as copas das árvores para saborear os frutos. A diretora da instituição, Graziane Niehues Felippe, explica que os tucanos apareceram ali espontaneamente. “A escola fica em uma área com muitas árvores e nós sempre colocamos frutinhas para atrair as aves, foi aí que apareceram os tucanos”, completa.
Os novos amigos das crianças e dos professores são encontrados em pequenos bandos em áreas de floresta. São espécies raras de serem avistadas, principalmente na região de Braço do Norte.
A busca por alimentos pode ser o motivo que trouxe as aves para área urbana. Quando os visitantes estão presentes, as professoras aproveitam para chamar os alunos para observa-las e ensina-los sobre a importância da preservação ambiental.