Tubarão
“Brava Gente Brasileira, Longe vá, temor servil;Ou ficar a Pátria livre,Ou morrer pelo Brasil.”, a letra do poeta Evaristo da Veiga no Hino da Independência é de 1922, porém ainda retrata a garra e força do povo brasileiro. Mesmo com um vasto histórico de corrupção no país, o brasileiro não desiste de ser orgulhar do lugar que vive, das belezas naturais e sempre lutar por seus ideais.
Nesta quinta-feira, 7 de setembro, mais uma vez, os brasileiros demostraram amor à patria e foram às ruas prestar homenagens, através dos desfiles cívico-militar, aos 195 anos de Independência do Brasil. Em Tubarão, 60 entidades desfilaram na avenida Marcolino Martins Cabral, que iniciou às 8h30.
O desfile iniciou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e de Tubarão e execução do Hino Nacional. Em seguida, o prefeito Joares Ponticelli e o comandante da 3ª Cia do 63º Batalhão de Infantaria do Exército, major Marcelo Pinho, passaram a tropa em revista, iniciando, assim, o desfile no município de Tubarão.
Mesmo com o sol forte, muita gente saiu cedo de casa e ocupou a avenida para ver o tradicional desfile. Ao todo, quase 100 pessoas atuaram diretamente na organização do evento. Além dos servidores que integraram a comissão organizadora, responsáveis por todas as etapas, desde a reunião com as entidades, até a logística do evento, servidores de diversas áreas também dão sua contribuição. De acordo com os organizadores, aproximadamente 7 mil pessoas desfilaram na Cidade Azul.
Solidariedade no 7 de setembro: O Rotary Club de Tubarão Sul realizou nesta quinta, feriado nacional, mais uma edição do Galeto Solidário. Na ação os rotarianos assaram mais de 1.000 frangos que foram vendidos aos participantes do evento. As churrasqueiras foram instaladas em tendas na Praça Walter Zumblick, no Centro, e desde a madrugada dezenas de voluntários passaram a preparar os galetos.
A renda da promoção é revertida para diversas ações sociais do clube durante todo o ano, no entanto, algumas entidades já são beneficiadas com recursos oriundos do Galeto, no mesmo dia. Esse ano a Apae de Tubarão, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Fundação Joanna de Angelis e Lira Tubaronense serão as entidades beneficiadas, no total de mais de R$ 8 mil.
Fotos: Priscila Ladislau/Notisul