Início Geral TJSC promove mediação para evitar greve dos servidores de Florianópolis

TJSC promove mediação para evitar greve dos servidores de Florianópolis

FOTO NCI Assessoria de Imprensa divulgação, Notisul

Hoje segunda-feira, 4 de agosto, às 10h, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) promove uma audiência de mediação entre o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Sintrasem) e a Prefeitura de Florianópolis. O encontro busca construir consensos que evitem a greve marcada para o dia 7.

Mediação visa cumprir cláusula de acordo anterior

A audiência será conduzida pela desembargadora Fernanda Sell de Souto Goulart Fernandes, do Cojepemec, com apoio do Cejusc Estadual Catarinense. A mediação é resultado de uma cláusula consensual inserida desde 2023 nos acordos firmados entre o sindicato e a Prefeitura, que prevê a tentativa de diálogo prévio antes de qualquer paralisação.

A reclamação pré-processual foi ingressada pela Prefeitura no dia 31 de julho, seguindo o compromisso firmado anteriormente com o Sintrasem, buscando uma solução alternativa ao confronto judicial ou paralisação dos serviços.

Histórico de negociação com foco no diálogo

Desde 2023, o TJSC atua na mediação entre as partes com bons resultados. A iniciativa foi inicialmente conduzida pelo desembargador Márcio Rocha Cardoso e agora é liderada por Fernanda Sell. Em 2024 e 2025, a cláusula de mediação foi aprimorada com o compromisso das partes em priorizar o diálogo.

“A maturidade demonstrada agora pelos mediandos deve servir de exemplo a outros entes públicos”, comentou o juiz André Alexandre Happke, coordenador do Cejusc Estadual Catarinense.

Ele também destacou o índice de 100% de sucesso nas mediações envolvendo direito público, tanto em 1º quanto em 2º graus.

Técnicas utilizadas seguem diretrizes do CNJ

A mediação conduzida pelo TJSC segue os parâmetros da Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece a política judiciária nacional de tratamento adequado dos conflitos.

O processo conta com a atuação de um facilitador imparcial, que auxilia no diálogo direto entre as partes, buscando soluções práticas e consensuais para evitar impactos à população com uma possível greve.

A audiência será um momento decisivo para evitar a paralisação, marcada para 7 de agosto, quinta-feira.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile