FOTO Divulgação Notisul
(*) Professor Matiolla
Tudo começou no início século XX, quando Santa Catarina passou a receber missionários da Congregação do Sagrado Coração de Jesus. Fundada em 1878 pelo padre Leon Dehon, na França, a instituição tinha como objetivo, além da formação eclesiástica, o trabalho em obras sociais, especialmente ligadas à educação.
Assim, a educação “dehoniana” inspirou-se na doutrina social da Igreja, para promover a justiça, o trabalho pela dignidade humana e o serviço aos mais necessitados, sendo este compromisso uma expressão concreta do amor ao Coração de Jesus.
Mundo afora, as instituições educacionais fundadas e mantidas pela congregação promovem uma formação intelectual sólida e global, desenvolvendo a capacidade crítica nos estudantes para que possam discernir e agir em favor de uma sociedade mais justa e fraterna.
Assim é aqui, na cidade de Tubarão, no Colégio Dehon, fundado em 1947 pelos “padres dehonianos”. Através dos tempos o colégio segue aqueles preceitos de uma formação humana e integral, que busca desenvolver habilidades e valores éticos nos alunos, mesmo nos tempos atuais, onde a educação aposta em recursos tecnológicos modernos.
E é justamente para que esses valores não se percam em meio aos aparatos tecnológicos, que o Colégio Dehon coloca em prática a Escola de Virtudes, voltada para pais e responsáveis. São reuniões conduzidas por uma equipe de psicólogos e professores, onde temas importantes como psicologia infantil, valores familiares e a relação com adolescentes, jovens e adultos, serão abordados.
A Escola de Virtudes foi inicialmente aplicada junto aos professores do colégio, como parte da proposta de formação integral, avançando agora para os pais e, em breve, chegando aos alunos, completando o ciclo programado.
A iniciativa une filosofia e psicologia visando a fortalecer as famílias na missão de educar filhos mais resilientes e felizes, formando os responsáveis no exercício consciente da paternidade e maternidade.
A proposta da Escola de Virtudes é a formatação de um espaço de diálogo aberto, onde as angústias, dúvidas e alternativas na criação de crianças e adolescentes, possam ser discutidas livremente, em encontros gratuitos e voluntários. O objetivo é contribuir para a formação de indivíduos emocionalmente fortes, éticos e preparados para lidar com as adversidades da vida.
Acreditamos que a maturidade emocional dos pais reflete diretamente na formação dos filhos, por isso a importância de criar este ambiente de diálogo e crescimento conjunto. A “viagem” do conhecimento que transforma, difundido no Colégio Dehon, parte de nossos professores e tem como destino os nossos alunos, mas faz uma parada obrigatória no diálogo com pais e responsáveis.
(*) JOSÉ ANTÔNIO MATIOLLA – Diretor do Colégio Dehon