Início Geral Abastecimento de água: Solução para o problema em Imaruí é analisada

Abastecimento de água: Solução para o problema em Imaruí é analisada

Imbituba

Um pedido do Ministério Público Estadual à prefeitura de Imbituba poderá resolver um problema antigo que é enfrentado por um município vizinho à Capital Nacional da Baleia-Franca. Como Imaruí fica a cerca de 30 quilômetros de distância, tem dificuldades para distribuir água tratada aos seus moradores, um convênio entre as duas cidades poderá solucionar o impasse.

O prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, e o superintendente de Abastecimento do município, João Batista Alano, receberam, para uma conversa, o chefe do poder Executivo de Imaruí, Rui José Candemil, e o superintendente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (Cisan/Sul), Antônio Willemann. O objetivo da reunião foi discutir o problema e buscar, em conjunto, uma solução para o abastecimento de água no município vizinho. “Como Imaruí não consegue distribuir água tratada adequadamente aos seus moradores e é cobrada por isso pelo Ministério Público, estamos analisando um meio de ajudar nesta questão”, explica Rosenvaldo.

Além de um convênio, é necessário um aporte financeiro na casa de R$ 8 milhões. O dinheiro seria investido na melhoria do sistema de Imbituba, para que o atendimento aos dois municípios seja feito com qualidade. “Além de ajudar o nosso vizinho, essa é uma questão que pode melhorar o nosso próprio sistema, em vista os investimentos que serão feitos com os valores arrecadados. Com certeza, irá melhorar a capacidade de água para Nova Brasília e região”, acredita o prefeito.

Segundo o chefe do poder Executivo de Imbituba, por ser uma questão de saúde pública, esses valores poderiam ser adquiridos a fundo perdido, por meio do governo Federal e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Se o convênio for firmado, os moradores de Imaruí passariam a pagar pela água tratada e distribuída pela cidade portuária.

Sobre a capacidade de atender os dois municípios com qualidade no abastecimento, Rosenvaldo pontua. “Aqui, a captação de água atende com segurança os dois municípios até 2040, sem grandes investimentos”, calcula.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile