Início Geral Abertas negociações dos trabalhadores das indústrias de descartáveis plásticos da região Sul

Abertas negociações dos trabalhadores das indústrias de descartáveis plásticos da região Sul

Nova rodada de negociações deve ser agendada no início da próxima semana

Criciúma

Com os trabalhadores reivindicando aumento real e os patrões se queixando de aumento de custos operacionais e dos efeitos da crise econômica, começaram nesta quarta-feira (15) as negociações da convenção coletiva dos trabalhadores nas empresas das indústrias de plásticos descartáveis, que têm data base em 1º de abril. O encontro ocorreu na sede da Associação Brasileira dos Descartáveis (Abrade), na Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

A reunião “manteve a tradição da primeira rodada de negociação, com os patrões se queixando e nós querendo melhores salários e condições de trabalho nas empresas; temos muito a negociar”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região, Carlos de Cordes, o Dé.

Nova rodada de negociações deve ser agendada no início da próxima semana, segundo Dé, quando espera também se manifestar o sindicato patronal da indústria de embalagens e outros materiais plásticos flexíveis, que está de posse do rol de reivindicações da categoria no dia 1º de março. O segmento de descartáveis emprega cerca de quatro mil trabalhadores na região, quantidade equivalente no setor de “flexíveis”.

Os trabalhadores dos dois segmentos industriais reivindicam o INPC como reposição da inflação do período entre abril de 2016 e março de 2017 que deve ser divulgado pelo IBGE até o dia 10 de abril. Como aumento real, a categoria quer índice igual ao da inflação dos últimos 12 meses e o mesmo valor para o abono anual.

Publicada às 16 horas desta quarta-feira (15)

Sair da versão mobile