A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) encerrou o primeiro semestre de 2025 com números que evidenciam uma intensa atividade legislativa. Ao todo, os deputados estaduais analisaram 5.436 proposições em 81 sessões plenárias, entre ordinárias e extraordinárias.
Segundo balanço divulgado pelo Parlamento estadual, foram realizadas 65 sessões ordinárias e 16 extraordinárias. A maioria das proposições analisadas foi apresentada pelos próprios deputados, mas também houve matérias oriundas do Poder Executivo, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público e da Defensoria Pública.
163 proposições aprovadas
Do total de proposições apreciadas, 163 foram aprovadas. Entre elas, projetos de lei ordinária e complementar (PLs e PLCs), além de projetos de decreto legislativo (PDLs) e projetos de resolução (PRS), que regulam questões internas da própria Alesc.
Atuação das comissões também foi intensa
As comissões permanentes, que têm papel fundamental na análise técnica e temática das matérias, realizaram 179 reuniões ao longo do semestre. Nessas ocasiões, foram debatidos projetos de lei, organizados eventos e discutidas pautas de interesse regional.
Além disso, ocorreram 12 reuniões de frentes e fóruns parlamentares e encontros promovidos pelas seis bancadas regionais, com foco em demandas específicas das diversas regiões do estado.
Eventos no Parlamento destacaram participação popular
A Alesc também foi palco de 37 audiências públicas e 22 seminários e simpósios nos primeiros seis meses do ano. As sessões solenes e especiais — 13 de cada tipo — homenagearam personalidades e instituições catarinenses de destaque em suas áreas de atuação.
Alesc Itinerante visitou São Miguel do Oeste
Outro destaque do semestre foi a realização da etapa do programa Alesc Itinerante no município de São Miguel do Oeste, entre os dias 10 e 11 de junho. Durante o evento, a Assembleia se aproximou da população local, deliberando proposições voltadas à região e ouvindo representantes de entidades e instituições do extremo oeste catarinense.
O balanço reforça o compromisso da Alesc com a interiorização do debate político, a ampliação da participação cidadã e a produtividade legislativa.