Início Política Alckmin diz que negociação com EUA sobre tarifa “começa agora”

Alckmin diz que negociação com EUA sobre tarifa “começa agora”

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, afirmou nesta quinta-feira (31), em entrevista ao programa de Ana Maria Braga, que a negociação com os Estados Unidos sobre o aumento de tarifas “não terminou hoje, ela começa hoje”.

A declaração veio após o anúncio oficial do governo norte-americano, presidido por Donald Trump, de um tarifaço que impõe alíquota de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os EUA. Mesmo com a medida, Alckmin acredita que ainda há espaço para diálogo.

35,9% das exportações brasileiras serão afetadas

Segundo Alckmin, cerca de 35,9% das exportações do Brasil aos Estados Unidos serão atingidas pelo tarifaço. Ele destacou que o restante ficou isento por meio de uma lista de exceções divulgada pelo próprio governo americano, que incluiu 694 produtos dos setores aeronáutico, energético e parte do agronegócio.

Outros segmentos, como aço e alumínio, mantiveram a mesma tarifa anterior, de 50%. Já automóveis e autopeças seguem com alíquota de 25%, aplicada globalmente pelos EUA.

“O Brasil vai lutar para que mais produtos entrem nessa lista de exceções, como o suco de laranja e frutas como manga”, disse o vice-presidente. Ele destacou ainda que o café arábica brasileiro é essencial para o mercado norte-americano, por ser base do “blend” que compõe o tradicional café americano.

Governo prepara plano de proteção aos empregos

Alckmin também revelou que o governo federal está fechando um plano de proteção ao emprego nacional, que será anunciado em breve pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Ninguém vai ficar desamparado. Os 35,9% efetivamente atingidos pela tarifa, dos 10% mais 40%, vamos lutar para diminuir”, disse. Ele reforçou que além da negociação direta com os EUA, o Brasil buscará novos mercados e ações de apoio aos setores mais impactados como pesca, mel, frutas, carne bovina e a indústria exportadora.

“Tem indústria muito focada naquele mercado. É mais difícil recolocar, então vamos agir”, afirmou.

Alckmin comenta sanções contra Alexandre de Moraes

Durante a entrevista, Alckmin também comentou sobre a sanção imposta pelos EUA ao ministro do STF Alexandre de Moraes, por meio da chamada Lei Magnitsky. O vice-presidente defendeu a soberania nacional e a independência entre os poderes.

Ele citou a nota emitida pelo presidente Lula na qual considera “inaceitável” a interferência externa sobre o Judiciário brasileiro. “O Brasil tem instituições sólidas e autonomia para lidar com seus próprios temas”, afirmou Alckmin.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile