Início Geral Alunos transformam tema de redação em projeto de inclusão digital para idosos

Alunos transformam tema de redação em projeto de inclusão digital para idosos

Foram alguns dias de projeto, mas com efeitos para a vida toda. Especialmente para o senhor João Pena, 61 anos, que recebeu até uma festa surpresa de aniversário dos alunos do 2º e do 3º ano do Colégio Adventista do CPA, em Cuiabá.

Um dos funcionários mais queridos e antigos da unidade, ele se emocionou com o gesto. “Foi incrível! Jamais esperava por isso! Tenho uma consideração muito grande por eles. Pois trabalho aqui há 27 anos. A maioria dos alunos conheci ainda criança e agora já estão indo para a faculdade”, revela.

São estes mesmos alunos que ensinam o tio João, como é chamado carinhosamente, a usar o smartphone e as redes sociais. “Eu não imaginava que ele tinha essa dificuldade. Foi uma surpresa! Por isso é importante dar atenção e se importar com as pessoas mais velhas. É assim, com atitudes simples, que a gente pode fazer a diferença na vida dos idosos”, comenta Mirelly Nunes, aluna do 2º ano.

A professora Franciellen Mendes conta que as ações de valorização e inclusão ganharam força com uma proposta de redação. “Antes deles escreverem, conversamos sobre a necessidade de incluir os idosos na sociedade, no mundo virtual e tecnológico. Falamos sobre o Estatuto do Idoso e as dificuldades diversas que eles têm”, explica.

No dia 01 de Outubro, o Estatuto do Idoso no Brasil completou 16 anos. O projeto dos alunos marca também a Semana Nacional do Idoso (25/09 a 1º de outubro), quando é celebrado o Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa no país cresceu 26% nos últimos seis anos. Estudos do Ministério da Saúde estimam que em 2030 o Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo.

“É um tema atual e que tem possibilidade de cair no Enem deste ano. A reforma da previdência, por exemplo, trará mudanças significativas para estes jovens no futuro. Mas, o principal objetivo era fazê-los refletir sobre as garantias de vida dos idosos”, diz a professora.

Alunos transformam redação em projeto palpável

“A gente percebeu que a proposta de redação poderia se tornar uma intervenção social. Por isso, decidimos agir de forma a incluir mais os idosos em nossas atividades do dia a dia e ajudá-los a se relacionar com a tecnologia e as redes sociais, por exemplo”, diz Isabella Menezes, aluna do 3º ano.

Ela conta que ensinou a avó que mora no Paraná a fazer chamadas de vídeo com o celular para poderem conversar. “Quando falei que ia fazer uma foto da nossa última vídeo chamada para postar nas redes sociais, ela até pediu para se arrumar rapidinho e passar um batom. Porque hoje ela consegue entender o alcance que a internet tem”, pontua Isabella.

Uma das propostas do projeto era entrevistar um idoso, tirar uma foto com ele e postar em uma rede social usando as hashtags #RedaçãoReal e #InclusãoDigital3Idade. Para a professora Franciellen o objetivo foi alcançado. “Os idosos se sentiram úteis, valorizados, protagonistas. E depois de uma série de ações singelas, mas significativas, os alunos com certeza mudaram o olhar para com os idosos”, comenta a professora.

Fotos: Divulgação

Sair da versão mobile