Início Opinião Ano novo: compromissos permanentes

Ano novo: compromissos permanentes

 

Início de mais um ano civil e as festas se multiplicam aqui e acolá. Muitos afazeres se modificam, quando tantos aproveitam para descansar um pouco, o que é muito justo para cada um de nós.
Embora estejamos na aurora de um ano novo, nossos compromissos permanecem e o devemos realizá-los de maneiras sábias.
 
Nosso querido papa Bento 16, em sua mensagem de final de ano, pede para que as pessoas diminuam seu ritmo de vida para se abrirem mais para Deus.
 
Se trabalhar de menos ou não gostar do trabalho faz mal à harmonia das pessoas, pois o trabalho dignifica o ser humano; o contrário também é verdade, trabalhar demais faz mal à saúde do corpo, da mente e do espírito. 
Otimismo, esperança, bom humor e outros quesitos mais fazem parte do “pacote” de quem pretende viver bem o novo ano.
 
Adversidades, por sua vez, não faltam na vida de ninguém, o importante é saber administrá-las e aceitar a vida como a vida é. Não numa atitude de passividade, numa paz de cemitério, mas sim de quem faz o esforço para modificar e melhorar aquilo que está ao seu alcance e motiva os outros a fazerem o mesmo.
 
Viver e aprofundar a dimensão espiritual de nosso ser faz bem para todos. A religião nos une como seres imanentes ao transcendente (ser humano x Deus). As ciências humanas são insuficientes para explicar o que ocorre na vida de tantas pessoas que  tem fé. “A fé remove montanhas”.
 
Um antigo místico dizia que, ao iniciar novo ano, devemos iniciar também nova vida, do contrário, permanecemos no ano velho.
 
A saudação feliz ano novo deve estar embuída de uma nobre vontade de ser uma pessoa que não faça discriminação de nenhuma espécie; de uma valorização da família como lugar de encontro com Deus e os irmãos onde crescemos  em todas as dimensões de nosso ser; de um país que respeite e promova a dignidade de  todos indistintamente, desde criança ao ancião, pobres, empobrecidos e ricos; doutores e iletrados.
 
Nossa saudação de feliz ano novo fica melhor se vir acompanhada de um maior compromisso de todos com a educação, que precisa formar todo ser humano e o ser humano todo, ensinando a nova geração além do convencional e necessário a melhor maneira de lidar com as múltiplas possibilidades de comunicação social; e do social fica muito interessante também que escutemos os clamores dos pobres, presos, doentes e sofredores, tantas e tantas vezes esquecidos e/ou silenciados.
 
Neste ano, de forma muito especial para nós, brasileiros, nosso feliz ano novo voltado para nossos novos representantes políticos, milhares do poder legislativo e executivo por este nosso imenso país. Possibilitem eles que nossos sonhos ou utopias comecem a se tornar realidade ao construirmos juntos um país mais humano, justo e fraterno.
 
Enfim, o feliz ano novo começa efetivamente em mim e se prolonga a você, ao nós e ao vós, dependendo de nossas escolhas e ações ou omissões – 2013 está aí, ei-lo ao nosso dispor.
 
Encerrando esta reflexão, como padre e educador, fazendo da esperança minha companheira de caminhada, saúdo a você querido(a) leitor(a) deste tão apreciado jornal com um feliz ano novo!!!
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile