A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quarta-feira (24) a proibição da venda, fabricação e distribuição de diferentes produtos alimentícios e suplementos no Brasil, incluindo café torrado e moído, whey protein e suplementos diversos.
Café com fragmentos suspeitos
Segundo a Anvisa, todos os lotes do café extraforte e do café tradicional da marca Câmara foram proibidos. O produto, de origem desconhecida, foi alvo de investigação da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde do Rio de Janeiro, que confirmou que as empresas citadas na embalagem não possuem registro.
Um laudo do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (RJ) encontrou fragmentos semelhantes a vidro em um dos lotes analisados. Por esse motivo, o órgão determinou a apreensão de todas as unidades do café.
Suplementos da Axis Nutrition suspensos
A agência também suspendeu todos os produtos fabricados pela Axis Nutrition Indústria e Comércio de Alimentos Ltda., incluindo suplementos alimentares. Durante inspeção realizada entre 15 e 17 de setembro, foram identificadas falhas graves nas boas práticas de fabricação, como:
-
ausência de responsável técnico;
-
falhas no controle de qualidade da água;
-
falta de rastreabilidade de matérias-primas;
-
fluxo de produção cruzado;
-
ausência de controle de alergênicos e estudos de estabilidade dos produtos.
Whey Protein irregular
Outro item alvo da fiscalização foi o Whey Isomix Definition, da marca Proteus. Todos os lotes foram proibidos e devem ser retirados do mercado. A Anvisa informou que a empresa Unlimited Alimentos e Suplementos SLU Ltda., verdadeira responsável pelo produto, já havia interrompido a fabricação em 2024 e não tem relação com a Nutrimix A. Suplementos SLU, citada em embalagens ainda encontradas à venda.
Risco à saúde e denúncias
A Anvisa reforçou que produtos sem registro ou fabricados em desacordo com normas de qualidade representam sérios riscos à saúde, e por isso não devem ser consumidos.
A população pode denunciar casos semelhantes pela Ouvidoria da Anvisa ou pela Central de Atendimento (0800 642 9782).