Com apenas 9 anos, a paranaense Laura Voigt entrou para a história do skate mundial ao se tornar a skatista mais jovem a descer uma megarrampa. O feito foi registrado na última terça-feira (20), na pista do campeão mundial de vertical Gui Khury, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.
Até então, o recorde pertencia à também brasileira Luiza Hiumi, que havia realizado a descida aos 11 anos, em 2024. Antes dela, a marca era da britânica Sky Brown, medalhista olímpica, que havia completado a façanha aos 12 anos, em 2020.
Descida histórica em pista de nível mundial
A megarrampa utilizada por Laura tem 10 metros de altura e 67 metros de comprimento, sendo considerada uma das estruturas mais desafiadoras do skate. Após um período intenso de preparação, a jovem skatista conseguiu completar a descida com aterrissagem perfeita, permanecendo sobre o skate durante todo o percurso.
O treinamento foi conduzido sob a orientação do norte-americano Jeromy Green, referência internacional na modalidade.
Inspiração em Dora Varella
Segundo Laura, a principal inspiração para alcançar o feito foi a skatista olímpica Dora Varella, pioneira entre as mulheres brasileiras nas competições de megarrampa. A atleta paulista costuma treinar na pista de Gui Khury quando não está em competições.
“Dois anos atrás, eu vi a Dora na mega e sonhei em também andar ali. Hoje, eu me tornei a menina mais nova a dropar a mega e estou muito feliz”, escreveu Laura em uma publicação nas redes sociais.
Treinos no exterior e conquistas precoces
Como parte da preparação, Laura passou seis meses treinando na Califórnia, nos Estados Unidos, ao lado da família. O local é considerado o berço da megarrampa mundial e referência para atletas de alto rendimento.
Apesar da pouca idade, Laurinha já acumula conquistas importantes. Ela é campeã paranaense e vice-campeã brasileira de skate park na categoria infantil, destinada a atletas de até 8 anos.
