Início Geral Apaes da região recebem incremento de R$ 17 milhões

Apaes da região recebem incremento de R$ 17 milhões

Representantes do governo e das Apaes participaram do ato em Tubarão.

Tubarão

A assinatura dos termos aditivos de convênios com as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) nos municípios de abrangência das Agências de Desenvolvimento Regionais (ADRs) de Tubarão, Braço do Norte e Laguna foi formalizada ontem pelo presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Eliton Verardi Dutra. Os aditivos são referentes à mudança na Lei 17.172, sancionada pelo governador Raimundo Colombo, que garante às Apaes de Santa Catarina um aumento de 44% no repasse mensal de recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (Fundo Social).

“Agora, as Apaes não terão a preocupação da crise, que ocorreu nos últimos anos. O repasse não poderá, a cada ano, ser inferior à média de 2014, 2015 e 2016, o que equivale a aproximadamente R$ 27 milhões, em valores atuais”, ressalta o presidente. No ano passado, foram investidos R$ 231 milhões nas ações de educação especial em todo Estado.

O ato de ontem ocorreu no salão nobre da Unisul e reuniu representantes da região, que conta com 17 Apaes, e mais a Fundação Vida e Arte, em Tubarão.

Segundo o presidente da fundação, já foram investidos, por meio do Fundo Social e folha de pagamento, cerca de R$ 17.563.008,15 em 2017. O deputado José Nei Ascari participou do encontro promovido pela fundação em diversas regiões, já que foi proponente da mudança na Lei 17.172 apresentada na Assembleia Legislativa, a qual elevou os valores repassados às entidades.

Para o secretário executivo da ADR de Tubarão, Nilton de Campos, este é mais um compromisso do governo com as pessoas. “O Estado não deixa de investir direto em quem recebe benefícios, essas pessoas especiais precisam ser bem atendidas e por isso os recursos são fundamentais”, destaca.

Sair da versão mobile