Início Geral Apenas 42% das gestantes da região foram vacinadas

Apenas 42% das gestantes da região foram vacinadas

Janete pede que as grávidas compareçam aos postos.
Janete pede que as grávidas compareçam aos postos.

Karen Novochadlo
Tubarão

A menos de oito dias para o fim da campanha de vacinação contra a gripe, cerca de 62% do público-alvo na Amurel já foi imunizado. A meta da gerência regional de saúde em Tubarão é atingir pelo menos 80%. A maior a preocupação é o grupo das gestantes, onde apenas 42% foi vacinada.

“Os obstetras e ginecologistas precisam encaminhar todas as grávidas que atendem para a vacinação”, pede a coordenadora da campanha na região, Janete Zandomênico. As gestantes foram as mais atingidas durante a epidemia da gripe H1N1, em 2009. Dos casos de contaminação, 64% eram de mulheres. Destes, 32% eram de grávidas.

A campanha também contempla os idosos, os bebês com mais de 6 meses e menos de 2 anos e trabalhadores da área da saúde. Os idosos aderiram em peso a vacinação, falta 36% deste público para completar 100%. Das crianças, 59% já foram vacinadas e, dos profissionais de saúde, 66%.
A campanha iniciou no último dia 25 e encerra na próxima sexta-feira. A vacina contra a gripe é polivalente (imuniza contra H1N1, H3N2 e influenza B). Não pode tomar a injeção quem tem alergia a ovo ou a derivados ou teve uma reação quando tomou a dose no ano passado.

Desde 1999, com a campanha da gripe, a internação de crianças e idosos em hospitais no Brasil reduziu em 75%. Muitos eram encaminhados com problemas decorrentes de uma gripe. Consulte o posto de Estratégia Saúde da Família de seu bairro para saber os horários de vacinação.

Vacinação contra a gripe em SC chega a 52,74%

Em Santa Catarina, 52,74% do público-alvo já foi vacinado. As informações são da Vigilância Epidemiológica da secretaria de saúde do estado. O grupo com maior cobertura até agora é o das crianças de 6 meses a 2 anos, com 72.129 doses aplicadas, correspondendo a 56,40% da meta. Logo em seguida vem o grupo das pessoas com 60 anos ou mais, com a aplicação de 346.625 vacinas (54,66%). Depois, vêm os profissionais da saúde, com 29.728 pessoas vacinadas (48,58%), seguido das comunidades indígenas, com 4.042 imunizações, correspondendo a 42,16%. Por último, está o grupo das gestantes, que recebeu 28.010 doses.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile