Zahyra Mattar
Jaguaruna
Os moradores da comunidade de Costa da Lagoa, em Jaguaruna, viram as suas casas serem invadidas por uma enxurrada, na literal concepção da palavra. A situação, ocorrida na noite de terça-feira, só não se complicou porque a ação do Corpo de Bombeiros Voluntários e da Defesa Civil do município foi rápida.
Uma retroescavadeira cavou uma vala para desviar o curso da água. Duas casas e um galpão, utilizado para armazenar alimento para o gado, foram interditados e liberados somente ontem.
O problema de alagamentos na região começou em 2007, quando o trecho da BR-101 em Jaguaruna começou a ser duplicado. Na época, a boca do túnel do outro lado da estrada de acesso à localidade foi tampado. Na terça-feira, em decorrência da chuva do fim de semana, o aterro cedeu. Aproximadamente seis famílias foram diretamente afetadas.
“Prefeitura e comunidade já solicitaram, ao Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), uma solução para um problema criado em função das obras. Até agora, nada. Estas pessoas correm risco”, aponta o coordenador. Ontem, o prefeito Inimar Felisbino Duarte (PMDB) foi a Florianópolis requerer, junto ao Dnit, uma solução definitiva. O órgão já tinha efetuado uma solicitação à Triunfo, responsável pela duplicação, no fim do ano passado.