Início Esportes Atlético-MG x Flamengo: o que esperar do duelo decisivo no Brasileirão

Atlético-MG x Flamengo: o que esperar do duelo decisivo no Brasileirão

O confronto Atlético-MG x Flamengo marca um momento de pressão para os dois lados. O Galo tenta responder à torcida após perder a final da Sul-Americana para o Lanús, nos pênaltis. Já o Flamengo entra em campo com sua primeira chance real de confirmar o título do Campeonato Brasileiro.

Retrospecto recente favorece o Flamengo

O Flamengo venceu as duas últimas partidas como visitante diante do Atlético-MG pela Série A, quebrando uma sequência de quatro vitórias seguidas do time mineiro no confronto em casa.
Desde 2006, considerando jogos com mando do Galo, são nove vitórias atleticanas, cinco empates e quatro vitórias rubro-negras.

Como chegam as equipes em números

Um dos trunfos do Atlético-MG tem sido o jogo aéreo: 11 dos 15 últimos gols saíram dessa forma. O Flamengo, porém, sofreu apenas quatro de seus últimos 15 gols em bolas alçadas.

No ataque, o Flamengo tem se destacado pelas trocas de passes rasteiros. Quinze dos últimos 20 gols rubro-negros saíram assim, enquanto o Atlético-MG sofreu sete dos últimos 11 gols dessa mesma maneira.

Campanhas no returno

Como mandante no returno, o Atlético-MG registra três vitórias, três empates e uma derrota, com aproveitamento de 57%. Tem o sexto pior ataque (oito gols) e a sétima defesa (cinco gols sofridos). O desempenho defensivo em casa é positivo: quatro jogos sem sofrer gols em sete disputados.

O Flamengo, por sua vez, é o melhor visitante do returno. Soma quatro vitórias, um empate e três derrotas (54%), com segundo melhor ataque (13 gols) e segunda melhor defesa longe do Rio (oito sofridos). Em dois dos oito jogos como visitante não levou gols.

Desafios para o Atlético-MG

Como ficou claro na final da Sul-Americana, a eficiência ofensiva tem sido um problema para o Galo. A equipe registra média de 14,3 finalizações por jogo em casa, mas tem a quinta pior eficiência do returno: um gol marcado a cada 12,5 tentativas.

O Flamengo, por outro lado, permite poucas finalizações como visitante — média de 11 por jogo — e sofre um gol a cada 11 conclusões adversárias.

O ataque rubro-negro também promete

Ofensivamente, o Flamengo tem a terceira maior produtividade visitante (12,4 finalizações por jogo) e boas taxas de conversão: um gol marcado a cada 7,6 tentativas.
O Atlético-MG, porém, é o quinto mandante que mais cede finalizações (11,6), o que pode ampliar o desafio defensivo.

As probabilidades de resultado citadas no estudo são produzidas por modelos estatísticos aplicados a microdados coletados desde 2013 pela equipe do Gato Mestre.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile