Normativa obriga os estabelecimentos públicos e privados a inserir nas placas de atendimento o símbolo mundial do transtorno
Jailson Vieira
Laguna
O Dia do Orgulho Autista é comemorado em 18 junho. A data foi instituída com o intuito de mudar a visão negativa quanto ao autismo na sociedade em geral.
Além disso, é necessário que as pessoas não os vejam como “doentes”, mas como diferentes, dispostos a enfrentar e superar os desafios.
De acordo com a orientadora social de Capivari de Baixo, Fernanda Francioni, mãe de um garoto com autismo, há uma Lei de Proteção aos Autistas, a Lei 12.764/12, que, assim como qualquer outra, encontra dificuldade para se fazer valer na prática. Logo, a importância de os pais ou responsáveis correrem atrás e exigirem os seus direitos. “O autista precisa de acompanhamento contínuo. As intervenções são necessárias para uma melhor qualidade de vida. A família também precisa de apoio logo após o diagnóstico. Não é fácil. Daí a importância de um projeto”, explica.
Em Laguna, nos últimos dias o prefeito, Mauro Candemil (PMDB), sancionou a lei que determina que estabelecimentos públicos e privados da cidade ficam obrigados a inserir nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista. A lei é de autoria do vereador Osmar Vieira (PSDB).
Conforme ele, a normativa oferece maior qualidade de vida para as pessoas que convivem com o transtorno. “Em nosso país, infelizmente, ainda reza a cultura de que toda deficiência tem que ser visível. Familiares de pessoas com autismo relatam o quanto é difícil entrar em filas de prioridades, enfrentando situações recriminatórias, preconceitos e discriminação”, constata Vieira.
Ele salienta que foi procurado nos últimos meses por representantes de uma instituição de Laguna para dar início ao projeto de lei, o qual aceitou.
Em seu teor, a lei obriga comércios, como supermercados, bancos e farmácias, além de órgãos públicos municipais, a aplicar a marca em placas de identificação, que consiste em um laço feito de peças de quebra-cabeças coloridas.
